Os organizadores da Primeira Liga comunicaram, em seu perfil oficial no Twitter, que não haverá edição da competição em 2018.
De acordo com a nota oficial, CBF e Rede Globo são citadas como partes envolvidas. A ideia é de que em 2019, o torneio volte mais "forte e estruturado".
A Primeira Liga surgiu como um torneio organizado de forma independente da CBF. Com grandes clubes brasileiros presentes, a competição foi perdendo força e espaço com o tempo.
Apesar de representantes importantes, como Flamengo, Fluminense, Cruzeiro, Atlético-MG, Grêmio e Inter, o torneio não tinha a participação de outras forças do futebol nacional. Vasco e Botafogo, além dos clubes paulistas, não compraram a ideia.
Foram duas edições do torneio. O Fluminense foi o primeiro campeão, em 2016, ao vencer o Atlético-PR por 1 a 0, em Juiz de Fora, com gol do Marcos Júnior. Na segunda edição, em 2017, o Londrina conquistou o título com vitória sobre o Atlético-MG nos pênaltis.
O comunicado oficial
"A Diretoria da Copa da Primeira Liga comunica que, em comum acordo com todas as partes interessadas, a competição não será realizada em 2018. No entanto, o trabalho continua sendo desenvolvido para viabilizar um torneio forte e estruturado a partir de 2019.
Na última semana, reuniões com a Confederação Brasileira de Futebol e com a Rede Globo deixaram adiantadas as tratativas para um torneio no início da temporada 2019, com quatro a sete datas, com término até março.
A cúpula da Primeira Liga seguirá em contato constante com os dirigentes dos clubes, a CBF e a Rede Globo a fim de unificar os interesses e promover um torneio de alto nível, valorizando e fortalecendo o Fórum de Clubes."