Apontado como promessa do tênis gaúcho e brasileiro, Gustavo Tedesco começou com vitoria na categoria 14 anos masculino da 35ª edição do Campeonato Internacional de Tênis de Porto Alegre, também conhecida como Copa Gerdau-Itaú, que está sendo disputada nas quadras da Sogipa.
O atleta de Caxias do Sul ganhou do paranaense Pedro Abdalla, em dois sets, placar de 6/3 e 7/5. Sobre a partida, Tedesco disse que entrou muito focado, apesar de ter desligado em alguns momentos do segundo set.
– Sabia que entrar bem seria primordial para a vitória. Neste nível, qualquer deslize pode ser prejudicial. Agora quero ir mais longe, porque não passei da segunda rodada nos dois Cosat que joguei este ano – disse.
O tenista de 13 anos, que venceu a maioria dos torneios da categoria 12 anos no Brasil em 2017, sabe que esta temporada é de muita experiência, mas se conseguir alguns bons resultados seria gratificante:
– É meu primeiro ano na 14, antes jogava só com adversários daqui, nesta categoria já vale para o ranking sul-americano, realidade diferente, adversários muito mais fortes. Independente do resultado, vou seguir meus treinamentos e focado nos objetivos.
Tedesco comentou que sua rotina fora de torneios é treinar entre duas a três horas por dia na quadra e mais duas a três vezes por semana na academia, fazendo físico. Ainda este ano está planejada uma temporada de treinos na Europa, informou seu pai e treinador, Joceli dos Santos.
Pela segunda rodada, nesta terça-feira, na Sogipa, sem horário definido ainda, o gaúcho enfrenta o peruano Gianluca Ballota, 11º classificado.
A Copa Gerdau-Itaú, tem o recorde de 59 países inscritos e conta com a participação de quatro jogadores do top 10 mundial, três no masculino e uma no feminino.
A categoria mundial é jogada na Associação Leopoldina Juvenil e as demais categorias na Sogipa nos 16 e 14 anos, válidas pelo ranking Sul-Americano, 12 anos e Tennis Kids até 8 anos, pela Confederação Brasileira de Tênis.