Esqueça a ressaca da Quarta-feira de Cinzas. Isso porque Real Madrid e Paris Saint-Germain se enfrentam às 17h45min no Santiago Bernabéu em partida que poderia ser disputada no Estádio Olímpico em Kiev, na Ucrânia, local da final da Liga dos Campeões. Mas que, por conta da classificação dos times na primeira fase e do sorteio, ocorre em jogos de ida e volta, válidos pelas oitavas de final da competição. Abaixo, saiba mais sobre o jogão que coloca frente à frente duas das maiores potências mundiais. A RBS TV e o Esporte Interativo anunciam transmissão ao vivo.
Confronto direto
Em mata-matas, as equipes se enfrentaram duas vezes. Nas quartas de final da Recopa Europeia em 1994 e na Liga Europa, em mesma fase, em 1993. Nas duas oportunidades, o PSG avançou à semifinal. No último encontro entre as equipes, em novembro de 2015, pela fase de grupos da Liga dos Campeões, o Real Madrid venceu por 1 a 0 _ mais tarde, os espanhóis ficariam com o título desta edição.
6 jogos
2 vitórias do PSG (7 gols)
2 empates
2 vitórias do Real Madrid (6 gols)
Histórico
Se a fase do Real Madrid não é das melhores no Campeonato Espanhol, na Liga dos Campeões é bem diferente. O clube venceu 33 das suas últimas 39 partidas pela competição europeia em casa _ perdeu apenas uma _ e está invicto há 17 jogos no Santiago Bernabéu. A última vez em que o time espanhol caiu nas oitavas de final da Liga foi na temporada 2009/2010, para o Lyon.
Já o PSG chega às oitavas desde 2012/2013. Na temporada passada, foi eliminado pelo Barcelona após vencer o primeiro jogo por 4 a 0 em casa e sofrer uma goleada por 6 a 1 na Espanha, com destaque para Neymar. Na época jogador do Barça, o brasileiro fez dois gols, sofreu dois pênaltis e deu uma assistência aos 49 minutos do segundo tempo.
Experiência
Maior vencedor da história da Liga dos Campeões, o Real Madrid sobra em experiência na competição se comparado ao PSG. A melhor campanha do time francês na história da competição foi em 1994/1995, quando caiu para o Milan na semifinal após perder por 3 a 0 no placar agregado.
Recorde de gols
Com 25 gols marcados, o PSG se tornou o melhor ataque da história da fase de grupos de uma Liga dos Campeões, superando os 21 anotados pelo Borussia Dortmund na temporada 2016/2017. A primeira parte da competição também foi histórica para Cristiano Ronaldo. Com nove gols, o português se tornou o primeiro jogador a marcar em todas as partidas da uma fase de grupos da Liga dos Campeões.
Campanhas
Real Madrid (segundo no Grupo H, que tinha Tottenham, Borussia Dortmund e Apoel)
6 jogos
4 vitórias
1 empate
1 derrota
17 gols (2,3 por jogo)
6 gols sofridos
647.6 quilômetros percorridos em campo
PSG (primeiro no Grupo B, que tinha Bayern, Celtic e Anderlecht)
6 jogos
5 vitórias
1 derrota
25 gols marcados (4,1 por jogo)
4 gols sofridos
657 quilômetros percorridos em campo
Os brasileiros
Com dois jogadores no Real Madrid e cinco no PSG, serão sete os brasileiros – de três estados diferentes – relacionados para o jogo de hoje.
Real Madrid
Marcelo - (RJ)
Casemiro - (SP)
PSG
Neymar - (SP)
Thiago Motta - (SP)
Daniel Alves - (BA)
Thiago Silva - (RJ)
Marquinhos - (SP)