Motivado e com o Aberto da Austrália em mente, o Roger Federer iniciará a temporada 2018 na Copa Hopman, uma competição entre equipes mistas de tênis que começa neste sábado em Perth, na Austrália. O suíço não disputa um torneio de tênis desde o ATP Finals de Londres, em novembro.
Estas primeiras partidas da nova temporada permitirão ao suíço de 36 anos começar sua preparação de cara para o Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam, que ocorre entre 15 e 28 de janeiro em Melbourne.
Seu grande rival, o espanhol Rafael Nadal, número 1 do mundo, teve a preparação atrasada por problemas no joelho e deverá estrear na nova temporada no próprio Aberto da Austrália.
No ano passado, Federer escolheu a Copa Hopman como preparação para Melbourne, depois de seis meses de recuperação de uma cirurgia no joelho.
– No ano passado eu não sabia muito o que esperar. Desta vez as expectativas estão mais altas, mas, ao mesmo tempo, tento não me forçar a pensar que é normal e realista aspirar a as mesmas conquistas que tive em 2017 – disse Federer em entrevista ao site da Copa Hopman. No ano passado, o suíço conquistou o Aberto da Austrália e Wimbledon.
Como em 2017, a companheira de Federer na equipe suíça no torneio será Belinda Bencic, que se recupera de cirurgia no punho.
Lista de participantes da Copa Hopman 2018
Alemanha: Alexander Zverev (N.4) e Angelique Kerber (N.21)
Austrália: Thanasi Kokkinakis (N.209) e Daria Gavrilova (N.25)
Bélgica: David Goffin (N.7) e Elise Mertens (N.36)
Canadá: Vasek Pospisil (N.108) e Eugenie Bouchard (N.83)
Estados Unidos: Jack Sock (N.8) e Coco Vandeweghe (N.10)
Japão: Yuichi Sugita (N.40) e Naomi Osaka (N.68)
Rússia: Karen Khachanov (N.45) e Anastasia Pavlyuchenkova (N.15)
Suíça: Roger Federer (N.2) e Belinda Bencic (N.74).
Grupos
Grupo A: Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá
Grupo B: Estados Unidos, Japão, Rússia, Suíça
* AFP