A Fifa divulgou nesta quinta-feira (9) a bola que será utilizada na Copa do Mundo de 2018. A Telstar 18, produzida pela Adidas, é uma homenagem ao modelo utilizado na Copa de 1970. O camisa 10 do Barcelona e da seleção argentina, Lionel Messi, foi o responsável pela apresentação.
– Tive sorte de conhecer esta bola um pouco antes do tempo e tive a oportunidade de experimentá-la. Gostei de tudo, do design, da cor, de tudo – comentou Lionel Messi.
A bola foi batizada de "Telstar" por ser uma "estrela da televisão". Foi o primeiro modelo a ter painéis escuros, um design feito para que ela se destacasse nas televisões preto e branco, o que mudou o padrão de cores das bolas para sempre.
Já a nova estrutura resgata o melhor da Brazuca, bola da Copa de 2014, e traz novas tecnologias. O modelo foi testado e aprovado por diversos clubes e seleções. Argentina, Colômbia, México, Manchester United, Juventus, Real Madrid e Ajax fizeram parte desse processo.
Como evolução das antigas bolas oficiais, o novo painel traz um design de estampas metálicas e artes gráficas com efeito texturizado. A embalagem da Telstar 18 é feita com material reciclado, um compromisso da Adidas em produzir sustentabilidade.
Ela ainda é a primeira bola com chip NFC, o que a torna a mais inovadora de Copas do Mundo até hoje. O chip permite uma interação com consumidores: através de seus smartphones (disponível apenas para Android e iOS para Iphone 7 ou mais recente), acessando o site da Adidas, eles poderão interagir com a bola graças ao chip inovador. Cada modelo irá gerar um número de identificação individual, habilitando conteúdos e informações exclusivas para o usuário. A experiência será personalizada e baseada em geolocalização, disponibilizando detalhes específicos de cada bola.
– A Telstar original é uma das bolas de futebol mais icônicas de todos os tempos e mudou o design do esporte para sempre. Desenvolver a Telstar 18 mantendo as características do primeiro modelo foi um desafio muito empolgante para nós. A nova estrutura de painéis e a inclusão do chip NFC estabeleceram um novo padrão de inovação e design no futebol e oferecem uma experiência completamente nova para jogadores e consumidores – comenta Roland Rommler, diretor de categoria de equipamentos de futebol da Adidas.
*Com Lancepress