O Corinthians precisa de uma vitória contra o Fluminense às 21h45min de hoje, no Itaquerão, para conquistar pela sétima vez o título do Campeonato Brasileiro – o clube venceu a competição em 1990, 1998, 1999, 2005, 2011 e 2015. Mesmo com uma derrota para a equipe carioca, o time paulista pode conquistar a taça (veja o quadro acima).
Em busca do título, o Corinthians de Fábio Carille não poderá contar na noite de hoje com a sua principal referência na zaga. O paraguaio Balbuena, suspenso, sai para o ingresso de Pedro Henrique. A boa notícia fica por conta do retorno de Jô. O atacante, vice-artilheiro do Brasileirão com 16 gols – atrás apenas de Henrique Dourado, do Fluminense – volta no lugar de Kazim, que marcou o gol da vitória contra o Avaí no sábado. Sem o retorno do goleiro Cássio, que esteve no banco de reservas no jogo da Seleção ontem, em Londres, contra a Inglaterra, e com Walter, lesionado, Caíque, o terceiro da posição, deve iniciar.
Desta forma, o Corinthians, que teve um início de segundo turno conturbado mas agora soma três vitórias nos últimos três jogos (contra Palmeiras, Atlético-PR e Avaí), vai a campo com Caíque, Fagner, Pedro Henrique, Pablo e Arana; Gabriel e Camacho; Romero, Rodriguinho e Clayson; Jô.
– Foi uma semana pesada, de pressão pelos nossos resultados. Agora, estou tranquilo, ciente de que não está resolvido, mas temos de saborear essa vantagem. Amanhã (hoje) será especial, mas não o (jogo) mais importante. Será especial pelo sabor de título brasileiro de uma equipe desacreditada, de um técnico novato. Mesmo assim, levo com normalidade tudo isso – disse o técnico Fábio Carille.
Para aumentar as probabilidades de título do Corinthians, o Fluminense venceu apenas um dos últimos cinco jogos que disputou no Brasileirão. Fora do Rio de Janeiro, o retrospecto do time carioca é pior ainda. A última vez que a equipe de Abel Braga venceu fora do Estado na competição foi em julho.
Mesmo sendo campeão na noite de hoje, a CBF não irá entregar a taça ao Corinthians – a entidade confirmou ontem a decisão.
A principio, a CBF pretendia entregar o troféu hoje mesmo em caso de título, no entanto, recuou da decisão por conta de uma “questão operacional em razão do horário da partida”. Assim, caso conquiste o título contra o Fluminense ou diante do Flamengo, em jogo marcado para o próximo domingo, às 17h, na Ilha do Urubu, o Corinthians receberá o troféu apenas no dia 26, quando enfrenta o Atlético-MG no Itaquerão.