O tradicional Troféu Cayru, competição de vela que chega a sua 27ª edição, começa na manhã deste sábado (7) em Porto Alegre.
O campeonato, que conta pontos para o Estadual de Vela de Oceano, reúne as classes BRA-RGS, ORC-INT, Microtoner 19, Bico de Proa e J24.
A competição terá início às 11h com a tradicional volta na Ilha das Pombas. Ainda no sábado, está prevista a Regata Solitário com percurso reduzido.
No domingo (8), às 13h, ocorre a largada do Velejaço e, às 14h, tem início as regatas barla-sota. À noite, por volta das 20h, ocorrerá a entrega dos prêmios.
Vencedor da última edição do troféu no comando do San Chico 3, Xico Freitas não vê favoritos na disputa.
– É como em Gre-Nal, embora a gangorra possa estar pendendo um pouco para um lado, tudo pode acontecer. Estamos bem preparados, entrosados e vamos com tudo – afirma.
Outra embarcação competitiva que habitualmente disputa o Cayru é o Kamikaze, do comandante Hilton Piccolo. – É uma regata marcante, tradicional e divertida pelo percurso longo que possui – destaca.
O barco Hobart, de Airton Schneider, terceiro melhor colocado no último Cayru, tem presença garantida.
– Estamos entusiasmados para disputar a ponta novamente. Será uma grande festa – destaca.
A competição foi criada para homenagear o barco Cayru, de Leopoldo Gayer, patrono fundador do Clube dos Jangadeiros. Em 1935, quando ainda era chamado de Cayruzinho, foi lançado ao mar para celebrar os 100 anos da Revolução Farroupilha.