A MLB pode se expandir pela primeira vez em duas décadas e ter mudanças drásticas em seu formato nos próximos anos. Segundo o jornalista Tracy Ringolsby, do site Baseball America, a ideia é criar novas franquias em Portland e Montreal — seria a primeira expansão desde 1998 — e fazer um realinhamento das divisões. Outra grande diferença é no calendário: a temporada cairia de 162 para 156 jogos por time.
As ligas Americana e Nacional seguiriam existindo. Os 32 times seriam distribuídos em quatro divisões de oito times — duas divisões por liga. A MLB priorizaria manter os grandes rivais nas mesmas divisões, mas também haveria uma tendência de evitar times de fusos horários diferentes no mesmo grupo.
O calendário com 156 jogos — seis a menos do que atualmente — teria a intenção de permitir que cada time folgue pelo menos uma vez por semana durante a temporada regular.
Outra grande alteração seria em relação aos playoffs. Seriam 12 classificados para a pós-temporada — atualmente, são 10. A ideia seria classificar apenas os dois campeões de divisão em cada liga diretamente para a rodada divisional. Os quatro melhores não-campeões se classificariam para a rodada de wild card — com jogos únicos para definir os classificados.
As potenciais novas cidades da MLB
A expansão da MLB reativaria o Montreal Expos, que jogou de 1969 a 2004. Na década passada, o time foi realocado para a capital dos Estados Unidos e se tornou o Washington Nationals. Nos últimos anos, a cidade tem recebido partidas de pré-temporada do Toronto Blue Jays como teste de mercado.
Portland nunca teve uma franquia nas grandes ligas de beisebol. O mais tradicional nas ligas menores foi o Portland Beavers, que existiu de 1910 a 2010 até ser realocado e se transformar no El Paso Chihuahuas.