Em um jogo com atuação brilhante de seu arremessador titular Masahiro Tanaka, o New York Yankees venceu o Houston Astros no jogo 5 da final da Liga Americana (ALCS) da Major League Baseball (MLB) na noite de quarta-feira (18). Com a vitória, o time de Nova York abriu 3 a 2 na série melhor de sete partidas e está a uma vitória de garantir vaga na World Series.
Jogando em casa, o Yankees saiu na frente na parte baixa da segunda entrada. Starlin Castro chegou em base com uma rebatida dupla e foi impulsionado por uma simples de Greg Bird. O time de Nova York voltou a castigar o arremessador titular do Astros na partida, Dallas Keuchel, no terceiro inning, com Brett Gardner cruzando o home plate após rebatida dupla de Aaron Judge: 2 a 0 para o Yankees. Se Keuchel não dava conta do recado nos arremessos pelo Astros, Tanaka anulava o ataque do time do Texas no montinho pelo Yankees.
Na parte baixa da quinta entrada, o Yankees se distanciou no placar, com Gary Sanchez impulsionando Chase Headley e Judge chegando ao home plate após rebatida simples de Didi Gregorius: 4 a 0 para o time da casa. Keuchel não resistiu após ceder essas duas corridas e acabou substituído por Will Harris, faltando apenas uma eliminação para acabar a entrada. O inning desastroso para o Astros chegou ao fim com Aaron Hicks sendo eliminado por flyout.
Harris não ficou muito tempo no montinho pelo time visitante, saindo no meio da sexta entrada para a entrada de Brad Peacock. No sétimo inning, Sanchez castigou Peacock, anotando um home run que aumentou para 5 a 0 a vantagem do time da casa no jogo. Francisco Liriano substituiu Peacock na oitava entrada e não cedeu corridas ao Yankees.
Do lado do Yankees, Tanaka deixou o montinho apenas na sétima entrada. O arremessador japonês saiu do jogo após ceder apenas três rebatidas, uma base por bolas e conseguir oito eliminações por strikeout. No lugar de Tanaka, entrou Tommy Kahnle, que conseguiu garantir o 5 a 0 no placar, eliminando os jogadores do Astros na oitava e na nona entrada.
Com a vitória, o Yankees abriu 3 a 2 na série e precisa de apenas uma vitória para assegurar vaga na World Series. As duas equipes disputam o jogo seis da série na sexta-feira (20), no Minute Maid Park, em Houston.
Cubs sobrevive contra o Dodgers
O Chicago Cubs conseguiu tirar a invencibilidade do Los Angeles Dodgers nos playoffs — o time californiano tinha seis vitórias seguidas na pós-temporada, a maior marca da história da franquia. Com o triunfo por 3 a 2 na noite desta quarta, o Cubs diminui a desvantagem na série para 3 a 1. Ainda precisa vencer todos os jogos restante para ir à World Series pelo segundo ano seguido.
Jogando em casa, o Cubs abriu o placar na segunda entrada com dois home runs contra o pitcher Alex Wood — um anotado por Wilson Contreras e outro por Javier Baez. O Dodgers descontou na terceira entrada, com Cody Bellinger conseguindo um home run contra Jake Arrieta.
Em noite inspirada, Baez aumentou a vantagem do time da casa na quinta entrada, anotando mais um home run contra Wood. O arremessador titular do Dodgers na partida foi substituído na mesma entrada, faltando uma eliminação para fechar o inning. Em seu lugar, entrou Ross Stripling, que conseguiu forçar um groundout contra Albert Almora Jr. Stripiling saiu do jogo na sexta entrada, dando lugar a Tony Watson.
Na sétima entrada, Arrieta deixou o jogo após uma boa atuação, dando lugar a Brian Duensing, que deixou o jogo para a entrada de Wade Davis no oitavo inning. Em seu primeiro confronto, Davis cedeu um home run a Justin Turner, que diminuiu a vantagem do Cubs para apenas uma corrida: 3 a 2. Na mesma entrada, Davis sofreu para conseguir as três eliminações, chegando a deixar dois jogadores em base. Na parte baixa da sétima entrada, Kenta Maeda substituiu Watson pelo Dodgers.
No oitavo inning, Maeda deixou o montinho, dando lugar a Tony Cingrani, que se complicou ao deixar dois jogadores do Cubs chegarem em base. Mesmo conseguindo duas eliminações, Cingrani foi substituído por Josh Fields, que conseguiu sair ileso da entrada.
Davis seguiu em campo para tentar fechar o jogo para o Cubs. No primeiro duelo, o pitcher eliminou Austin Barners por strikeout. Na sequência, Davis cedeu base a Chris Taylor com um walk. O que parecia ser uma situação delicada para o time da casa acabou em alívio após Bellinger conseguir apenas uma rebatida fraca no campo interno, facilitando uma queimada dupla para a defesa do Cubs, que garantiu a vitória. Cubs e Dodgers disputam o jogo cinco da série nesta quinta-feira (19), às 22h (horário de Brasília), novamente no Wrigley Field.