Um jornalista de 2m2cm e 255 quilos está gerando uma onda de solidariedade entre integrantes da imprensa gaúcha. Jairo Kuba, repórter da Rádio Galera, uma emissora da internet, tem a recomendação médica para fazer uma cirurgia bariátrica, mas não dispõe de dinheiro para o procedimento que reduzirá os riscos de problemas de saúde e dará melhor qualidade de vida ao profissional de 39 anos.
— Pelo SUS, a espera é de quatro ou até cinco anos. Recebi mensagens de todo Brasil. Agradeço por todo carinho. É uma questão de saúde, será uma mudança muito grande, tanto na questão pessoal quanto profissional - afirmou Kuba.
A mobilização para angariar os recursos necessários partiu do narrador Pedro Ernesto Denardin, que contou com o apoio imediato de Edgar Vaz, presidente da Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (ACEG).
— É um jornalista maravilhoso, uma figura humana fantástica. Estou convocando a todos para o show, haverá muitas atrações. A gente quer ajudar o Jairo Kuba a melhorar a qualidade de vida. - destacou Denardin.
Para a ideia sair do papel, o narrador também entrou em contato com o cardiologista Fernando Lucchese, que auxiliou na marcação do procedimento a ser feito pelo cirurgião geral Luiz Alberto De Carli, coordenador do Centro de Tratamento da Obesidade (CTO) da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre desde 2010.
— Com o peso que está, ele tem muita dificuldade para se movimentar. Certamente teria doenças relacionadas à obesidade mórbida. O Jairo é um paciente jovem, a tendência é de que melhore muito. Em 10 anos, se continuasse assim, ele teria 30% a mais de chance de morte - explicou De Carli.
Francisco Novelletto, presidente da Federação Gaúcha de Futebol, também foi peça chave para que o evento saísse do papel.
— É um jornalista que trabalha numa rádio comunitária, um dos únicos que dá atenção para os clubes amadores do Estado. Nada mais merecido que estendermos a mão e ajudar ele a resolver seu problema. Não estamos fazendo nada fora do contexto - disse Novelletto, que confirmou que a instituição antecipou o valor da cirurgia e será reembolsada após o evento.
O evento será realizado no dia 30 de outubro, às 19h, na sede da Federação Gaúcha de Futebol, na Avenida Ipiranga, 10. O ingresso terá o custo de R$ 100 e poderá ser adquirido na loja Multisom da Rua dos Andradas, na loja Multisom do Shopping Praia de Belas e também será comercializado na hora. A entrada dará direito a um jantar com carnes, queijos, pão de alho, vinho, espumante, cerveja e refrigerante. Além de atrações musicais gaúchas, entre eles o show de Pedro Ernesto, haverá convidados como o humorista Duda Garbi.