A tensa rodada desta terça-feira (10) nas Eliminatórias em três continentes não só definiu mais seis classificados à Copa do Mundo como preencheu todas as vagas de cabeça de chave. No sorteio do próximo dia 1º de dezembro, uma sexta-feira, em Moscou, as oito seleções que encabeçaram os grupos são: Rússia, Brasil, Alemanha, Argentina, França, Polônia, Bélgica e Portugal.
Exceto a Rússia, que tem o privilégio por ser o país-sede, os outros foram escolhidos pelo ranking da Fifa de outubro, que ainda será divulgado. A França conseguiu a condição apenas de última hora, graças à derrota do Chile para o Brasil e o empate do Peru com a Colômbia — os chilenos, que brigavam pelo posto, nem irão ao Mundial. Já os peruanos, terão que buscar um lugar na Copa na repescagem contra a Nova Zelândia.
Três campeões do mundo garantidos na Copa ficarão no segundo pote e podem formar o famoso grupo da morte: Espanha, Uruguai e Inglaterra. A Itália, que precisará passar pela repescagem, também se juntará a esse bolo se confirmar sua classificação. A divisão dos potes não obedecerá a critérios geográficos, mas à posição no ranking da Fifa.