A federação equatoriana de futebol anunciou nesta quinta-feira (12) a suspensão de cinco jogadores que teriam saído sem autorização da concentração antes da derrota para a Argentina, pela última rodada das Eliminatórias. A federação não anunciou oficialmente os nomes de quem seriam os punidos, mas o jornal El Comercio informou que os punidos seriam Énner Valencia, Joao Plata, Gabriel Cortez, Jefferson Orejuela e Robert Arboleda.
– Os jogadores que estão envolvidos foram afastados de qualquer convocação para a seleção indefinidamente – afirmou Carlos Villacís, presidente da federação equatoriana.
A denúncia da saída sem autorização dos jogadores foi feita pelo jornalista Reinaldo Romero, da Rádio La Red do Equador, um dia depois da derrota para a Argentina.
– A partida contra a Argentina começou a ser perdida entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado. A federação equatoriana já sabe. Cinco jogadores, apesar das advertências da segurança e contra as regras da casa da seleção, foram festejar – disse Romero em sua conta no twitter.
Segundo Romero, um jogador da seleção equatoriana revelou que cinco companheiros deixaram a concentração para irem a uma festa.