Fora dos gramados, eles podem ser considerados pessoas comuns, trabalham em escritórios ou empresas. Em campo, porém, são diferenciados. Nando, Pelego, Titica, Valdir, Pepe e Vanderlei têm em comum o faro de gol, a facilidade em balançar as redes adversárias. São goleadores de carteirinha, verdadeiros reis da várzea. Para chegar aos seis, a reportagem ouviu radialistas, jornalistas e dirigentes ligados ao futebol amador. Claro que há diversos outros artilheiros, mas não seria possível falar com todos, nem haveria espaço nas páginas do jornal.
Nando, natural da pequena Nova Candelária, é considerado um fenômeno na região de Santa Rosa e arredores. O santa-mariense Pelego tem mais de 1,5 mil gols registrados em súmula. Titica é uma lenda na várzea de Porto Alegre e Região Metropolitana. Valdir, nos vales do Rio Pardo e Taquari, recebeu o apelido de Furacão das Colônias. Vanderlei, no litoral norte, é o V-9. Já Pepe, goleador da Libertadores do Nordeste, fez fama nos gramados da Serra.
Na busca pelas histórias dos "matadores", a reportagem percorreu mais de 1,3 mil quilômetros. Confira como os seis centroavantes se tornaram sinônimos de gol, quais os segredos que têm para vencer os defensores e a relação apaixonante com o esporte.