O espanhol Pablo Carreño Busta, de 26 anos, conquistou nesta terça-feira (5) sua primeira classificação às semifinais de um Grand Slam ao derrotar o argentino Diego Schwartzmann em três sets, 6/4, 6/4 e 6/2, pelas quartas de final do Aberto dos EUA.
Carreño Busta, número 19 do mundo, enfrentará por uma vaga na grande final o vencedor do duelo entre o americano Sam Querrey e o sul-africano Kevin Anderson.
Leia mais:
Sem Federer e Wawrinka, Suíça desfalcada tenta se manter na elite da Copa Davis
Fognini fala após desclassificação por xingar juíza: "Ser descrito como sexista me machuca"
Após virada épica sobre Thiem, Del Potro diz: "Vou recordar para a vida toda"
O espanhol segue sem ter perdido um set sequer em cinco jogos na atual edição do US Open.
Carreño Busta, especialista de saibro, é o grande beneficiado da enxurrada de desistências por partes de tenistas favoritos ao título (Djokovic, Murray, Wawrinka, Raonic) e das eliminações precoces dos principais cabeças de chave de sua parte da tabela.
Para chegar às quartas de final, o espanhol enfrentou quatro jogadores que vieram do qualifying, algo inédito na história de um torneio de Grand Slam.
Contra Schwartzmann, 33º tenista do mundo e algoz do croata Marin Cilic (sétimo) nas oitavas de final, Carreño Busta sempre esteve à frente no placar e não deu chances para o adversário argentino reagir, levando a melhor nas trocas de bola do fundo de quadra.
– É incrível, sempre sonhei com isso, mas nunca acreditei que seria capaz de chegar às semifinais – declarou o espanhol após a partida.
Em junho, Carreño Busta alcançou às quartas de final de Roland Garros, mas precisou abandonar a partida contra seu compatriota Rafael Nadal devido a uma lesão no abdômen.
Nas duplas, o Brasil perdeu seu último representante no torneio com a eliminação de Bruno Soares, quarto cabeça de chave ao lado do britânico Jamie Murray.
Soares e Murray foram facilmente derrotados pelos 12º cabeças de chave, o holandês Jean-Julien Rojer e o romeno Horia Tecau, com parciais de 6/1 e 6/2.
*AFP