Última das grandes ligas europeias a começar, o Campeonato Italiano 2017/2018 estreia às 13h deste sábado com o jogo entre a hexacampeã Juventus contra o Cagliari, em Turim.
Esqueça aquela ideia de defesas fortes e poucos gols. A temporada 2016/2017 do calcio teve a maior média de bolas na rede entre os principais campeonatos nacionais do mundo – foram 1.123 gols, média de 2,96 por partida disputada.
Leia mais:
Campeonato Espanhol começa com vitórias de Valencia e Leganés
O Brasil resiste ao estrangeiro: por que técnicos de fora sofrem para ter sucesso por aqui
Bayern de Munique vence Leverkusen na abertura do Campeonato Alemão
Para a temporada 2017/2018, a 86ª edição da Serie A chega turbinada pela compra do Milan por um grupo de chineses (em 2016, a Inter de Milão também já havia sido vendida), o que acabou aumentando o poderio de investimento dos clubes.
Quem perdeu fôlego foi a Roma, que vendeu jogadores importantes. A principal força para tentar quebrar a hegemonia da Juventus é o Napoli, que manteve todo o time. Abaixo, saiba como chegam os favoritos ao título.
JUVENTUDE
Trinta e cinco vezes campeã italiana, a Juventus se reforçou com a chegada do volante francês Matuidi, ex-PSG, do atacante italiano Federico Bernardeschi, 23 anos, ex-Fiorentina, e do meia-atacante Douglas Costa, ex-Bayern de Munique. Porém, o técnico Massimiliano Allegri perdeu o zagueiro Bonucci para o Milan e o lateral-direito brasileiro Daniel Alves, para o PSG.
Time base: Buffon; De Sciglio, Benati (Barzagli), Chiellini, Alex Sandro; Pjanic, Matuidi (Khedira); Douglas Costa, Dybala, Mandzukic; Higuaín.
Técnico: Massimiliano Allegri.
NAPOLI
A manutenção de nomes como Dries Mertens e Lorenzo Insigne é a principal arma do Napoli para tentar desbancar a Juventus. Até porque o clube fez contratações modestas para esta temporada. Chegaram o atacante franco-argelino Ounas, ex-Bordeaux e o lateral-esquerdo português Mário Rui, emprestado pelo Roma. Fora de campo, no Napoli desde 2015, o ex-bancário Maurizio Sarri não é conhecido apenas por fumar à beira do gramado durante os jogos, mas também por comandar uma equipe equilibrada e que teve o ataque mais produtivo do Campeonato Italiano de 2016/2017 com 94 gols.
Time base: Reina; Hysaj, Albiol, Koulibaly, Ghoulam; Jorginho, Allan, Hamsik; Callejon, Mertens, Insigne.
Técnico: Maurizio Sarri.
ROMA
A Roma contratou o lateral Karsdorsp e o meia-atacante Under, mas perdeu para o Liverpool o atacante Salah e, para o Chelsea, o lateral Rudiger. O técnico também mudou. Eusebio di Francesco, ex-Sassuolo, assumiu o lugar de Luciano Spalletti. Após 23 temporadas, a Roma não terá Totti em campo. O ex-meia virou dirigente do clube – De Rossi é o novo capitano. A boa notícia é a manutenção de Dzeko, artilheiro do Italiano 2016/2017 com 29 gols. No gol, o ex-colorado Alisson assume após a saída de Szczesny.
Time base: Alisson; Kardosp, Manolas, Moreno, Kolarov; De Rossi, Nainggolan, Strootman; Perotti, Dzeko, El Shaarawy.
Técnico: Eusebio di Francesco.
MILAN
O grupo chinês Rossoneri Sport Investment Lux, comandado pelo empresário Li Yonghong, comprou o Milan de Silvio Berlusconi – que era presidente do clube desde 1986 – por R$ 2,5 bilhões em abril deste ano. A venda impulsionou o poder de contratação da equipe, que nesta temporada contará com o zagueiro Leonardo Bonucci, ex-Juventus, os meias Biglia, ex-Lazio, e Calhanoglu, ex-Bayer, e o atacante André Silva, ex-Porto, entre outros reforços.
Time base: Donnaruma; Musacchio, Bonucci, Romagnoli; Conti, Biglia, Ricardo Rodríguez, Kessie (Montolivo), Calhanoglu; Suso, André Silva.
Técnico: Vicenzo Montella.
INTER DE MILÃO
Apesar de ter sido vendida em 2016 para o grupo Suning, da China, por R$ 1 bilhão, a Inter de Milão não trouxe nomes tão expressivos para esta temporada. As principais contratações foram o meia Borja Valero e o volante Vecino, vindos da Fiorentina. Outra novidade é o técnico Luciano Spalletti, que fez boa campanha na Roma, classificando a equipe à Liga dos Campeões. Na frente, Mauro Icardi é a esperança de gols. O atacante argentino marcou 24 gols em 34 partidas do Campeonato Italiano 2016/2017.
Time base: Handanovic; D’Ambrosio, Skriniar, Miranda, Dalbert; Gagliardini, Borja Valero (Vecino); Candreva, João Mário, Perisic; Icardi.
Técnico: Luciano Spalletti.
*ZHESPORTES