O jogo entre Bayern de Munique e Bayer Leverkusen, nesta sexta-feira, na Allianz Arena, marca o início da 55ª edição da Bundesliga. Ao contrário da Premier League, os investimentos em contratações dos times do Campeonato Alemão não foram estratosféricos.
Leia mais:
Saiba como chegam os favoritos ao título do Campeonato Inglês
Grafite será a principal novidade do Santa Cruz contra o Guarani
Com Iarley de técnico, sub-23 do Inter goleia o Três Passos na estreia da Copa Paulo Sant'Ana
Longe disso. Desde 2002, a organização da competição obrigou os clubes a investirem mais nas categorias de base, o que baixou tanto os gastos quanto e a média de idade da Bundesliga – tanto é que a maior contratação desta temporada é o empréstimo de James Rodríguez ao Bayern de Munique.
A maior novidade desta edição em relação à temporada passada será a adição de assistentes de vídeo em todas as partidas. Abaixo, saiba algumas curiosidades sobre a competição, e como chegam o pentacampeão Bayern de Munique e o Borussia Dortmund, principal candidato a desbancar a hegemonia bávara.
BAYERN DE MUNIQUE
O Bayern manteve quase todo o time que encerrou a temporada passada e conseguiu se reforçar com a chegada de James Rodríguez (ao lado), contratado por empréstimo junto ao Real Madrid. O colombiano, porém, não estará na estreia do time por conta de um lesão. Na frente, o polonês Robert Lewandowski (acima), segue como a principal referência da equipe 26 vezes campeã da Bundesliga. Na última temporada, o atacante marcou 30 gols na competição e acabou como vice-artilheiro.
Time base – Ulreich; Kimmich, Süle, Hummels, Alaba; Tolisso, Rudy; Robben, Müller, Ribery; Lewandowski.
Técnico – Carlo Ancelotti.
BORUSSIA DORTMUND
O Borussia tenta chegar ao seu sexto título da Bundesliga. Para isso, é importante que consiga a permanência do gabonês Aubameyang e do francês Dembelé, principais jogadores da equipe e que são procurados por diversos clubes da Europa. Independentemente da sua situação contratual, Dembelé, suspenso, não encara o Wolfsburg na estreia. Assim como Marco Reus, lesionado. Aubameyang, artilheiro da última edição do Alemão com 31 gols, deve estar em campo ao lado de Mario Götze, que volta após um distúrbio metabólico que o afastou dos gramados no início do ano.
Time base – Bürki; Piszczek, Sokratis, Bartra, Schmelzer; Castro, Sahin, Götze; Pulisic, Aubameyang, Philipp.
Técnico – Peter Bosz.
ALÉM DA DUPLA BAYERN E BORUSSIA
Desde a temporada 2009/2010, o título da Bundesliga fica entre Borussia ou Bayern. O último time que conseguiu quebrar este tabú foi o Wolfsburg. Liderado pelo brasileiro Grafite – que hoje está no Santa Cruz – e pelo bósnio Dzeko, a equipe sagrou-se campeã pela primeira vez da competição. Mais tarde, em 2014, a organização do campeonato escolheu a dupla de ataque como “a melhor de todos os tempos da Bundesliga”. Na campanha do título do Wolfsburg, Grafite foi o artilheiro com 28 gols marcados – Dzeko fez 26.
MAIOR MÉDIA DE PÚBLICO
A Bundesliga tem a melhor média de público do mundo. São 41.527 torcedores por jogo, com mais de 12,7 milhões ingressos vendidos – na segunda colocação está o Campeonato Inglês com 35.805 torcedores por jogo. O clube com maior média é o Borussia Dortmund, com mais de 79 mil pessoas por jogo.
*ZHESPORTES