Um incêndio atingiu o Velódromo construído para os Jogos Olímpicos, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, na madrugada deste domingo. As causas do incidente ainda não foram determinadas pelo Corpo de Bombeiros, mas o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, afirmou que um balão caiu em cima do local, provocando as chamas. Depois de controlado, o fogo deixou o teto da arena tomado de cinzas e a pista, de delicada manutenção, com uma grande mancha preta de fuligem.
A Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO), autarquia ligada ao Ministério do Esporte que gere o Velódromo, registrou ocorrência na Polícia Federal. Segundo o órgão, "peritos da Polícia Civil estiveram no local e, preliminarmente, a avaliação é de que a causa do incêndio tenha sido externa". A Defesa Civil também fez vistoria.
Leia mais
Tóquio inicia contagem regressiva para os Jogos de 2020
Rússia aprova pacote para confiscar bens de atletas pegos no doping
Falta de recursos trava construção de escolas do legado olímpico
A AGLO também esclareceu que "não houve qualquer dano de natureza hidráulica ou elétrica" ao Velódromo. Assim, o sistema de ar condicionado segue em funcionamento, algo essencial para a preservação da pista, feita de madeira siberiana. Um vídeo publicado pelo jornal Extra, porém, mostra a pista com uma grande mancha preta de fuligem.
Parte do alto custo de manutenção da arena se dá pelas condições especiais de conservação da pista. O ar condicionado tem de ficar ligado o tempo todo. Estima-se que a conta de luz seja de R$ 290 mil, e o custo anual de manutenção é de R$ 11 milhões.
Os bombeiros foram chamados ao local pouco depois da meia-noite de domingo. Demoraram cerca de duas horas para controlar o incêndio e permaneceram no trabalho de rescaldo até as primeiras horas da manhã.
O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, manifestou indignação em seu perfil oficial no Twitter ao comentar o incêndio. Segundo ele, a causa do fogo foi um balão que teria caído no Velódromo:
– Uma triste notícia desta madrugada. Um balão atingiu o Velódromo da Barra da Tijuca, RJ. Absurdo! Além do balão que queimou o Velódromo, vários outros caíram no Parque Olímpico – afirmou.
Picciani ainda publicou vídeo durante a madrugada, quando os bombeiros ainda estavam no local, em que aparece um balão pousando em outro ponto do Parque Olímpico.
Neste domingo, estava prevista uma competição de caratê no local, evento que foi adiado para o próximo domingo e ocorrerá na Arena Carioca 1, também no Parque Olímpico. Desde o fim dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, o Velódromo recebeu um campeonato estadual de ciclismo e o Rio Bike Fest, evento de passeio ciclístico com participação de mais de 500 pessoas. Atletas de alto rendimento também utilizam o local nas terças, quintas e finais de semana.
* ZH Esportes