O Internacional continua com treinos fechados no Vila Ventura, em Viamão. Até agora, nada indica a formação do time que enfrentará o Boa no próximo sábado.
Entendo perfeitamente o que Guto Ferreira está fazendo. Este é o momento adequado para conceber a forma tática que o Colorado adotará daqui para a frente. O técnico está, na verdade, criando a convicção sobre quais jogadores escalará para cumprirem os papéis que ele está determinando.
A grande verdade é que parece que Guto já compreendeu a necessidade de o Internacional ser um time organizado. Isso ficou muito claro na partida do último sábado, contra o Brasil, em Pelotas. Armar um meio-campo compacto e capaz de povoar aquela zona da cancha demonstrou ser extremamente eficaz na proteção a D'Alessandro.
Vocês devem estar se perguntando: D'Ale precisa ser protegido? Precisa, sim. É um jogador que necessita dar vazão ao seu talento criativo e só conseguirá isso na medida em que os outros integrantes do meio-campo do Internacional fizerem o "serviço pesado".
Escolher as peças
O que deve estar sendo difícil para o técnico Guto Ferreira é, na verdade, escolher as peças corretas para dar continuidade ao bom futebol apresentado no Bento Freitas. No sábado, saberemos se deu certo.
*DIÁRIO GAÚCHO