A agência de antidoping da Rússia (Rusada) recebeu autorização da Agência Mundial Antidoping (Wada, em inglês) para voltar às suas atividades, sob supervisão da Ukad (agência do Reino Unido). A Rusada foi suspensa em 2015, acusada de encobrir casos de atletas que utilizaram substâncias proibidas.
- É um importante passo para reconstruir o antidoping na Rússia. Nós encorajamos fortemente a Rússia a continuar seus esforços no interesse de atletas limpos mundialmente - afirmou o presidente da Wada, Sir Craig Reedie.
Leia mais:
Organização cancela evento em agosto e UFC 215 é transferido
Federer afirma preferir torneios menores na grama a Roland Garros
Relatório da Fifa cita vantagens indevidas dadas a Ricardo Teixeira
A suspensão da entidade antidoping da Rússia veio após a entidade fazer parte de um esquema que beneficiou mais de mil atletas entre 2011 e 2015. Pelo menos 30 modalidades esportivas estão envolvidas, assim como medalhistas olímpicos de Londres-2012.
Para retornar às atividades, a Wada exige o acesso ao passaporte biológico dos atletas, implantação de uma política de conflito de interesses e garantias de que teste poderão ser realizados em instalações militares usadas por atletas do país.
*LANCEPRESS