A seleção portuguesa foi surpreendida com uma péssima notícia horas antes de entrar em campo contra o México, na estreia da Copa das Confederações. No sábado (17), um incêndio na região de Pedrógão Grande deixou pelo menos 62 mortos e 60 feridos, segundo balanço divulgado pelo secretário de Estado do Interior, Jorge Gomes.
A federação portuguesa solicitou à Fifa um minuto de silêncio antes do confronto, que acontece na Arena Kazan, neste domingo (18), às 12h (de Brasília). Os jogadores ainda escreveram uma carta mostrando solidariedade às famílias de todas as vítimas.
Leia mais:
Sobe para 62 número de mortos em incêndio florestal em Pedrógão Grande
Atentado deixa ao menos três mortos e 11 feridos em shopping de Bogotá
Rússia vence Nova Zelândia por 2 a 0 na estreia da Copa das Confederações
Além da homenagem antes da bola rolar, a equipe liderada de Cristiano Ronaldo usará uma faixa preta, em sinal de luto. Após o minuto de silêncio, uma mensagem ainda será lida em português, russo e inglês. A federação local ainda avisa que todos os membros da comissão e atletas se juntaram para mandar verba ao município.
Na tragédia, a busca por sobreviventes e feridos continua. Entre os 60 feridos, 18 foram levados para hospitais em Lisboa, Porto e Coimbra, cinco em estado grave.
Leia a carta na íntegra:
"O dia em que iniciamos a participação na Taça das Confederações é igualmente um dia de grande consternação e dor para o País que orgulhosamente representamos.
A tragédia ocorrida em Pedrógão Grande, que reclamou a vida de tantos dos nossos compatriotas, não pode deixar ninguém indiferente e certamente não nos deixa a nós.
Nesta hora tão triste, enviamos as mais sentidas condolências às famílias, amigos e entes queridos das vítimas dos incêndios.
Se temos consciência de que meras palavras não poderão minimizar a vossa dor que também é nossa, dizemo-vos, ainda assim, que hoje em campo levaremos o vosso coração no nosso coração.
Fernando Gomes, Fernando Santos, Rui Patrício, Bruno Alves, Pepe, Luís Neto, Raphael Guerreiro, José Fonte, Cristiano Ronaldo, João Moutinho, André Silva, Bernardo Silva, Nélson Semedo, José Sá, Danilo Pereira, William Carvalho, André Gomes, Pizzi, Nani, Gelson Martins, Eliseu, Ricardo Quaresma, Cédric Soares, Beto, Adrien Silva"
*Lancepress, com informações da AFP