O GP do Azerbaijão foi sem dúvida nenhuma uma prova atípica do que estamos acostumados. A corrida teve um pouco de tudo, com tumulto do princípio ao fim. Hamilton e Vettel perderam a vitória depois de protagonizarem a verdadeira “briga de trânsito”. A vitória caiu no colo de Daniel Ricciardo, enquanto Valtteri Bottas, após ter problemas no início da corrida, chegou em segundo ao ultrapassar Lance Stroll nos últimos metros.
O canadense fez uma prova impecável e conseguiu seu primeiro pódio na categoria. Felipe Massa, que estava à frente desta briga e poderia até ter vencido a prova, abandonou na parte final do certame, com problemas na suspensão.
Leia também
Carlos Sainz lamenta dificuldades da Toro Rosso no Azerbaijão
Raikkonen destaca "desafio" com os pneus em Baku
Lewis Hamilton garante pole position do GP do Azerbaidjão
Confira como foi a prova:
Na largada, Hamilton se manteve à frente, Vettel tentou ultrapassar Bottas e tocou no carro do finlandês, na curva seguinte, ao fazer a curva, Bottas acertou Raikkonen, com os dois ficando com os carros danificados.
Bottas teve um pneu furado e Raikkonen caiu para quinto, mas permaneceu na pista. Felipe Massa subiu da nona para a sexta colocação.
Na volta seis, Ricciardo foi o primeiro a realizar a parada, trocando os pneus supermacios para os macios. Dois giros depois, Palmer apareceu lento a caminho dos boxes, aparentemente dando adeus à corrida.
Kvyat também abandonou na volta 11. O russo parou ao lado do muro e quase no mesmo momento, Verstappen perdia posições, reclamando de problemas no motor. O holandês abandonou a prova.
Por conta do carro de Kvyat que ficou parado na pista, o Safety Car foi acionado. Hamilton e Vettel, Ocon, Raikkonen e Massa, aproveitaram a oportunidade para realizarem suas paradas. Stroll subiu para a terceira colocação, pois foi o único, entre os sete primeiros, que não tinha parado.
Stroll parou uma volta depois e caiu para a sétima colocação. Enquanto Felipe Massa, era o quinto. O Safety Car permaneceu na pista por quatro voltas. Quando a corrida reiniciou, na volta 17, Hamilton já abriu na ponta, enquanto Perez foi pra cima de Vettel.
Felipe Massa fez uma ultrapassagem dupla, em cima de Raikkonen e Ocon, subindo para a quarta colocação.
Por conta de detritos na pista, o Safety Car retornou para a pista e os carros tinham que passar por dentro do pit lane, para a limpeza total da reta dos boxes.
Duas voltas depois, a corrida foi novamente reiniciada. Antes da relargada. Hamilton ficou muito lento e Vettel bateu no carro do inglês duas vezes. Na relargada. Massa passou Perez e quase conseguiu superar o Vettel também. Ocon, ao tentar passar Perez, bateu no mexicano e os dois tiveram os carros danificados. Com mais detritos na pista, mais uma vez, o Safety Car entrou na pista. Raikkonen, com um pneu furado, teve sua asa traseira avariada, obrigando o finlandês abandonar.
Na volta 22, os cinco primeiros colocados eras: Hamilton, Vettel, Massa, Stroll e Ricciardo.
A direção da prova deu bandeira vermelha, para uma limpeza mais eficiente da pista.
Após um longo período com a corrida parada, o seu reinício foi um balde de água fria para os brasileiros. Hamilton e Vettel se mantiveram na frente e Massa que vinha em terceiro, perdeu posições para Ricciardo e Stroll, caindo para quinto e uma volta depois, para Magnussen, Hulkenberg e Alonso. O brasileiro tinha problemas no carro.
Hulkenberg bateu e abandonou enquanto Massa perdia posições de todos os carros, abandonando a prova no final da volta. O protetor de cockpit do carro de Hamilton estava se soltando. O inglês, na reta, segurava a peça, para ela não se soltar.
Hamilton foi para os boxes para consertar o protetor do cockpit e Vettel foi punido em 10 segundos de stop and go por ter batido em Hamilton de propósito, durante o Safety Car.
Na volta da punição, Vettel voltou para a pista em sétimo, exatamente uma posição à frente de Hamilton. E os dois começaram a travar outra batalha, quando Vettel teve dificuldades ao finalizar uma ultrapassagem sobre Fernando Alonso.
Com toda essa confusão, na volta 37, os cinco primeiros era: Ricciardo, Stroll, Magnussen, Ocon e Bottas, um resultado totalmente inesperado.
Magnussen perdeu posições para Ocon e Bottas, caindo para quinta colocação. Vettel e Hamilton também superaram o carro da Haas.
Bottas executou uma ultrapassagem em cima de Ocon e assumiu a terceira colocação na volta 40. Na volta 42, Vettel passou por Ocon e deixou o “problema” com Hamilton. O alemão subira para a quarta colocação. Uma volta depois, o britânico conseguiu a ultrapassagem, no carro da Force India.
A corrida foi se encaminhando para o final, com Ricciardo na ponta, seguido por Stroll e Bottas. Nas últimas voltas, Bottas se aproximou muito de Lance Stroll.
Ricciardo venceu a corrida, e Stroll não resistiu e a poucos metros da linha de chegada, perdeu a posição para Bottas. O canadense fechou o pódio em terceiro. Vettel fechou em quarto, com Hamilton em quinto.
A Fórmula 1 volta à ação em duas semanas com o GP da Áustria, em Spielberg.
Confira o resultado do GP do Azerbaijão:
1) Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-TAG Heuer)
2) Valtteri Bottas (FIN/Mercedes)
3) Lance Stroll (CAN/Williams-Mercedes)
4) Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
5) Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
6) Esteban Ocon (FRA/Force India-Mercedes)
7) Kevin Magnussen (DIN/Haas-Ferrari)
8) Carlos Sainz (ESP/Toro Rosso-Renault)
9) Fernando Alonso (ESP/McLaren-Honda)
10) Pascal Wehrlein (ALE/Sauber-Ferrari)
11) Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari)
12) Stoffel Vandoorne (BEL/McLaren-Honda)
13) Romain Grosjean (FRA/Haas-Ferrari)
OUT) Kimi Räikkönen (FIN/Ferrari)
OUT) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes)
OUT) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes)
OUT) Nico Hülkenberg (ALE/Renault)
OUT) Max Verstappen (HOL/Red Bull-TAG Heuer)
OUT) Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso-Renault)
OUT) Jolyon Palmer (ING/Renault)