Chapecoense e Corinthians estreiam nesta quarta-feira na segunda fase da Copa Sul-Americana contra equipes pouco conhecidas no continente. A equipe catarinense é a primeira a entrar em campo. Às 19h15min, o time de Vagner Mancini, que vem de três derrotas seguidas no Brasileirão, busca recuperação contra o Defensa y Justicia, da Argentina. Em seguida, o líder do Campeonato Brasileiro Corinthians enfrenta o Patriotas, na Colômbia.
Abaixo, saiba um pouco mais sobre os dois adversários – de nomes inusitados – dos times brasileiros.
Defensa y Justicia
O Club Social y Deportivo Defensa y Justicia é uma equipe criada em 1935 por um grupo de amigos em Gobernador Costa, na Grande Buenos Aires. Inicialmente, a equipe se chamava "Auto Viejo" (Carro Velho) porque havia um carro antigo abandonado em frente ao campo onde os amigos se encontravam para disputar suas partidas. O nome não durou muito. Mudou para "Defensa y Justicia" e, até hoje, os torcedores não sabem quem inventou este nome e o porquê.
O que se sabe é que a equipe só estreou na Série D do Campeonato Argentino em 1978. Depois disso, a escalada rumo à Segunda A foi rápida. Em 1986, sob o comando do presidente Ricardo Pérez, que era dono de uma empresa de transporte chamada "Halcón", a equipe de Buenos Aires recebeu o apelido de "Falcões" e chegou à Primeira Divisão do Campeonato Argentino. Em 1998 caiu para a Série B e só foi voltar à elite em 2014. Desde então não sofreu mais nenhum descenso.
Nesta edição o Defensa y Justicia encerrou participação com 49 pontos, dentro da zona de classificação à Copa Sul-Americana de 2018. O maior feito do clube ocorreu na primeira fase desta edição da competição continental, ao eliminar o São Paulo, em pleno Morumbi após empate em 1 a 1.
Fundação: 20/3/1935
Estádio: Norberto Tomaghello, 20 mil pessoas.
Patriotas
Se o Defensa y Justicia foi fundado em 1935, o Patriotas, tem uma história recente no futebol. A equipe colombiana foi criada há 14 anos e disputa pela primeira vez na sua história uma competição continental. Recebeu este nome em homenagem aos colombianos que participaram da Batalha de Pantano de Vargas em julho de 1819.
O Patriotas chegou à elite do Campeonato Colombiano em 2011, oito anos após a sua fundação, e conta com a altitude de Tunja (2,8 mil metros do nível do mar), cidade onde manda seus jogos, como uma das principais aliadas. Seu maior feito foi exatamente a classificação à segunda fase desta edição da Copa Sul-Americana, que veio após vencer o Everton, do Chile, nos pênaltis. O jogo de ida do Corinthians será no Estádio La Independencia, onde o Patriotas e o Boyacá Chicó mandam seus jogos.
Fundação: 8/2/2003
Estádio: La Independencia, 21 mil pessoas.
*ZHESPORTES