O mercado de transferências da Europa é sempre um período atrativo para os torcedores, ansiosos por conhecer as estrelas de suas equipes na próxima temporada, principalmente quando os nomes de Pierre-Emerick Aubameyang (Dortmund) e Kylian Mbappé (Monaco) estão na boca dos grandes times do continente.
Leia mais:
Rafinha pode deixar o Barcelona e ser negociado com o Valencia
Preparação física e elenco reformulado: como o Juventude se reconstruiu para a Série B
Neymar faz gol de cima de prédio em programa de TV americano
Alemanha: Adeus Aubameyang?
O Borussia Dortmund reconhece a possível saída do artilheiro gabonês Pierre-Emerick Aubameyang e a imprensa sugere que o atacante pode jogar na China, no PSG ou no Milan. O companheiro francês Ousmane Dembélé também desperta o interessa do Barcelona.
Para compensar as possíveis saídas, o time alemão contratou vários jogadores, seguindo a política de dar oportunidade para novos talentos. O francês Dan-Axel Zagadou (18 anos) e o turco Ömer Toprak são os últimos exemplos. Também são especulados os nomes do italiano Mario Balotelli (Nice) e Alexandre Lacazette (Lyon).
Para manter o domínio no país, o Bayern de Munique está seguindo os passos de Alexis Sánchez (Arsenal), Marco Verratti (PSG), James Rodríguez (Real Madrid), Romelu Lukaku (Everton), Adrien Rabiot (PSG) e Corentin Toliso (Lyon).
Antes da chegada de grandes nomes, os bávaros anunciaram dois talentos do Hoffenheim: Niklas Süle (21) e Sebastian Rudy (27), além de confirmar a compra de Kingsley Coman, emprestado pela Juventus nos últimos dois anos.
Inglaterra: Lukaku em foco
O campeão Chelsea dá por certa a saída do brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa. O belga Romelu Lukaku é a prioridade para substituí-lo.
O Manchester United, o clube mais rico do mundo, está sempre envolvido em rumores de transferência: Griezmann, Mbappé, Lukaku... Todos grandes atacantes interessam ao time de Mourinho, que não vai contar com Ibrahimovic. O técnico português também busca um zagueiro. Lindelof (Benfica) e Keane (Burnley) parecem estar mais próximos de Old Trafford.
O Liverpool também busca atacantes e Lacazette e Aubameyang já receberam o aval positivo de Jürgen Klopp, o que significaria a possível saída de Sturridge de Anfield.
A prioridade do Arsenal, de Arsène Wenger é manter as peças principais Bellerín, Özil e sobretudo Sánchez, antes de começar a contratar.
Por outro lado, Guardiola já começou a revolução no Manchester City. Caballero, Sagna, Zabaleta e Clichy saíram e o catalão apostou no jovem goleiro brasileiro Ederson, contratado do Benfica, assim como o português Bernardo Silva (Monaco) para comandar o jogo. Para as laterais, os favoritos são Rose e Walker, do Tottenham, assim como Mendy, também do Monaco.
Espanha: Outra grande contratação do Real?
O Atlético de Madri continua impossibilitado de avançar no mercado de contratações até janeiro de 2018, por conta de proibição da Fifa. Mas os Colchoneros contam com a permanência de Griezmann e do treinador Diego Simeone. Não se sabe se os dois maiores objetivos, Lacazette e Vitolo, estariam dispostos a serem contratados e esperarem seis meses para jogar.
Já no Real Madrid, Álvaro Morata e sobretudo James Rodríguez parecem os principais candidatos a deixar o clube. Quanto a chegadas, Theo Hernández (Atlético de Madri) e Marcos Llorente (emprestado) parecem estar definidos.
Com vontade de atrais votos em ano eleitoral, o presidente Florentino Pérez poderia comprar um grande nome para temporada, que poderia ser David de Gea, Eden Hazard e Mbappé.
O Barcelona, por outro lado, enfrenta renovação no comando, com a chegada de Ernesto Valverde. O time prepara uma barca de saídas, com Vermaelen, Mathieu, Arda Turan, entre outros, e são muitas as prioridades.
Os catalães querem um lateral esquerdo, quer poderia ser Bellerín (Arsenal), um meia criativo para acompanhar Andrés Iniesta, como Marco Verratti (PSG), e jogadores ofensivos para dar descanso ao trio Messi-Suárez-Neymar. Os nomes de Ousmane Dembélé (Dortmund), Gerard Deulofeu (Milan) e Douglas Costa (Bayern de Munique) são especulados.
Itália: Milan com vontade
A campeã Juventus quer ficar ainda mais forte e pensa nas contratações de Douglas Costa (Bayern) e Ángel Di María (PSG), apesar do primeiro que deve ser anunciado é o jovem tcheco Patrick Schick (Sampdoria). O goleiro da Roma, Szczesny, também pode chegar para o clube se preparar para a aposentadoria de Buffon.
Na Roma, com a saída de Totti e a chega do diretor esportivo Monchi, o time da capital não deve contar com o egípcio Salah, que parece voltar para a Inglaterra, no Liverpool.
A dupla de Milão está ansiosa para reviver os velhos tempos e agora são controlados por grupos de investimentos chineses. O Milan já anunciou o zagueiro argentino Musacchio (Villarreal) e o meia Kessié (Atalanta). O suíço foi anunciado nesta quinta-feira, Rodriguez (Wolfsburgo) e também é especulada a chegada do meia Bigli (Lazio). O time quer anunciar um grande atacante e os nomes de Morata, Bellotti e Aubameyang aparecem com frequência.
Na Inter, Nainggolan e Strootman (ambos da Roma), Berardi (Sassuolo) e Bernardeschi (Fiorentina) parecem reforços possíveis para o time.
França: Renovação no PSG
Depois de uma temporada decepcionante, o Paris Saint Germain espera que sua melhor contratação seja o diretor esportivo Antero Henrique. Com ele, os nomes de Pepe, James Rodríguez e João Moutinho podem surgir, apesar da prioridade ser um atacante para acompanhar Edinson Cavani. Falcao, Alexis Sánchez e Aubameyang pintam como favoritos.
No Monaco, que já perdeu Bernardo Silva, as renovações de Leonardo Jardim e Falcao se concretizaram. Agora a prioridade é manter Mbappé. Até o momento, o time do Principado contratou a promessa belga Youri Tielemans, de 20 anos.
* AFP