O Grêmio começa a noite com grande vantagem. Mesmo sendo jogo no Maracanã, mesmo o adversário sendo o Fluminense e seu competente treinador Abel Braga, a distância de dois gols dá uma vantagem superlativa ao Grêmio. O time carioca vai atacar e, com isso, oferecer espaços para o jogo ofensivo do Grêmio.
Dificilmente, o tricolor gaúcho deixará de marcar gol, o que inviabiliza o Fluminense. Uma situação semelhante, mas nem tão boa, tem o Palmeiras contra o Inter no Beira-Rio. Mesmo tendo ganho com escore mínimo, isso representa grande vantagem. A Copa do Brasil nos oferece uma noite de grandes emoções, com grandes jogos.
Guto Ferreira
Por mais restrições que se possa ter desse profissional, é importante lembrar que o mercado não oferece coisa muito melhor. Guto tem conhecimento dos corredores do Beira-Rio. Conhece muitas pessoas. É um treinador que tem adquirido, com o passar dos anos, bons conceitos. Conhece Série B, o que não me parece um diferencial importante porque é futebol. Em qualquer série, ele é jogado da mesma forma. O que eu espero é que Guto apresente um time, um esquema, e deixe a qualidade dos jogadores colorados fazer a diferença. Não é muito. Basta equilibrar o time e a classificação vem naturalmente.
Grupo de jogadores
Estar sem Edílson, Maicon e Bolaños, e ainda sem Douglas, caracteriza que o grupo do Grêmio tem qualidade. Leonardo Moura tem sido muito competente na lateral direita, notadamente nas jogadas de apoio. Michel foi achado na segunda divisão do futebol brasileiro e tem sido um bom jogador. Arthur tomou o lugar Maicon, e o meio-campo do Grêmio continua irradiando competência.
Leia outras colunas do Pedro Ernesto