A equipe brasileira que disputará o Mundial de Esportes Aquáticos, em Budapeste, entre 23 e 30 de julho, começa a tomar forma. Ontem, dois gaúchos conquistaram vaga inédita na prova dos 10km de maratona aquática – única distância da modalidade que faz parte do programa olímpico – em seletiva nacional realizada em Foz do Iguaçu, no Lago de Itaipu.
Na prova masculina, Fernando Ponte, 24 anos, atleta do Grêmio Náutico União, comemorou a classificação para o Mundial da Hungria com seu primeiro título nacional, ao registrar o tempo de 1h55m41. O baiano Allan do Carmo chegou em segundo lugar e também garantiu a vaga.
Leia mais:
Gaúcha Viviane Jungblut conquista o ouro nos 1.500m do Maria Lenk
De volta? Phelps admite possibilidade de retornar às piscinas
Nadadores olímpicos divulgam carta com modelo de gestão para CBDA
– Treinei muito para conquistar esse resultado. Na última reta, eu vi a chegada e só pensei em nadar forte. A seleção brasileira, com muitos medalhistas mundiais, tem o nível muito alto – disse o nadador de Estância Velha.
Na seletiva feminina, a disputa pelas duas vagas foi acirrada. Apenas dois segundos separaram a medalha de ouro da quinta colocação. A vencedora da prova foi a baiana Ana Marcela Cunha, com a atleta do União Viviane Jungblut, 20 anos, em segundo lugar.
Única medalhista do país em esportes aquáticos nos Jogos do Rio, Poliana Okimoto não conseguiu classificação para o Mundial. Amanhã, será disputada a seletiva para a prova dos 5km, prova não olímpica.
Cielo é convocado
Ontam, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) anunciou a convocação da seleção de natação para o Mundial e decidiu levar 16 atletas para Budapeste. A relação conta com o dobro de nadadores previstos inicialmente e inclui Cesar Cielo.
Além do critério inicial, de levar os oito nadadores com melhores índices técnicos em provas olímpicas no Torneio Open de 2016 e no Troféu Maria Lenk deste ano, a confederação também chamou mais sete atletas por índices olímpicos em provas olímpicas, além de Nicholas Santos, convocado por ter obtido o melhor tempo do mundo em 2017 (22s61) nos 50m borboleta.
Cesar Cielo fez o seu índice ao ficar na segunda colocação na prova dos 50m livre no Troféu Maria Lenk. No evento realizado na última semana no Rio, o campeão olímpico também participou de três provas.
O astro da natação brasileira foi o terceiro colocado nos 100m livre e nos 50m borboleta, além de só ter sido batido por Bruno Fratus, que também vai ao Mundial de Esportes Aquáticos, na disputa dos 50m livre.
*ZHESPORTES