O Novo Hamburgo levantou a taça de campeão gaúcho de 2017 no último dia 7 de maio. Desde então, o clube passou por uma reformulação e definiu o planejamento para o restante da temporada. A equipe do Vale do Sinos confirmou participação na Série D e tratou de renovar com boa parte do grupo vencedor.
A maioria dos principais jogadores, porém, acertou com clubes das Séries A e B do futebol brasileiro. O único titular remanescente é o capitão Preto que optou por seguir morando em Novo Hamburgo.
Leia mais:
Mais um campeão gaúcho pelo Novo Hamburgo acerta com time da Série B
Caxias empresta três jogadores para o Novo Hamburgo
Morre Reinaldo Von Reisswitz, patrono do Esporte Clube Novo Hamburgo
Dos 31 atletas que levantaram a taça do Gauchão, 17 renovaram seus contratos para a disputa da Série D. Outros dois jogadores estão em fase final de renovação. Dos campeões, 12 atletas deixaram o Anilado, além do técnico Beto Campos.
O único dos titulares que ainda não acertou com outro clube é o atacante Branquinho, mas o presidente do Novo Hamburgo, Juarez Radaelli, considera difícil a permanência.
- O problema é que o Branquinho se valorizou. O valor que o clube consegue pagar hoje é mais baixo do que ele ganhava. Mas, ele sabe que as portas do Novo Hamburgo estão sempre abertas.
Veja o destino dos campeões gaúchos:
Permanecem no clube:
Goleiros: Max, Matheus Kerstner, Inácio e Cássio
Laterais: Brida e Daniel
Zagueiros: Ricardo Schneider, Marcão, Léo Carioca e Lucas Wingert
Meias: Tiago Ott, Danilo Goiano, Preto e Jeff Silva
Atacantes: Jefferson Assis, Juninho Brandão e Lucas Santos
Negociam renovação: Os meias Renan e Conrado.
Deixaram o clube:
Goleiro: Matheus (Juventude)
Laterais: Léo (Joinville), Assis (Paraná) e Ângelo (Sem clube)
Zagueiros: Júlio Santos (Deve atuar no BOA) e Pablo (Luverdense)
Meias: Jardel (Londrina), Amaral (Deve atuar no Náutico), Júlio Abu (São Paulo-RG) e Juninho (Juventude)
Atacantes: João Paulo (Juventude) e Branquinho (Sem clube)
Técnico: Beto Campos (Sem clube)
Reformulação
O Novo Hamburgo já acertou com 10 reforços para a disputa da Série D. O treinador da equipe será Ben Hur Pereira. O presidente Juarez Radaelli acredita que o grupo está fortalecido para a disputa.
- Devido ao tempo considero um grupo bom. Eu acho que o time vai ser competitivo. Tentamos fazer o jogo (estreia na Série D) na quarta para ter mais dois ou três dias de trabalho, mas não conseguimos. (...) Nossa filosofia é quando entrar em uma coisa, chegar o mais perto possível. Um jogo de cada vez, com respeito, mas não medo.
A aproximação com as direções de Grêmio e Inter na reta final do Gauchão ainda pode render alguma parceria e empréstimo de atletas, mas o dirigente acha que a possibilidade é pequena.
- Tudo vai da necessidade que a gente vai ter e do que eles possam ter disponível. É complicado porque os jogadores da Dupla estão acostumados com outro nível de estrutura. No geral, clube pequeno muitos estranham, mas nunca descarto essa possibilidade.
A estreia na competição nacional ocorre no próximo dia 21, no Estádio do Vale, diante do São Bernardo. Inter de Lages e Foz do Iguaçu completam o grupo.
Contratados até agora:
Goleiro: Guilherme Prezzi (Juventude)
Zagueiro: Wagner (Cruzeiro-RS)
Lateral: Thomas (Brasil-FA)
Meias: Paulo Josué (Votuporanguense-SP), Diego Miranda (Caxias), Jefferson Kanu (Caxias), Jajá (Caxias), Alberto (São José) e Dê (Balzan Youths, de Malta)
Atacante: Bruno Henrique (Uberaba-MG)
Técnico: Ben Hur Pereira
O calendário do Novo Hamburgo na Série D
21/05 - Novo Hamburgo x São Bernardo
28/05 - Foz do Iguaçu x Novo Hamburgo
04/06 - Novo Hamburgo x Inter de Lages
11/06 - Inter de Lages x Novo Hamburgo
18/06 - Novo Hamburgo x Foz do Iguaçu
25/06 - São Bernardo x Novo Hamburgo