A tenista brasileira Bia Haddad Maia manteve o bom desempenho da temporada e, no domingo, conquistou o maior título de sua carreira, o ITF de US$ 100 mil de Cagnes Sur Mer, na França. Na decisão, ela superou a suíça Jil Teichmann, por duplo 6/3. O resultado fez a paulista ganhar mais 15 posições no ranking mundial e chegar à 100ª colocação, a melhor de sua carreira.
Com apenas 20 anos, Bia é apontada como uma das melhores jogadoras de sua geração e, depois de superar diversas lesões, vem obtendo ótimos resultados. No final do ano passado, foi campeã nos ITFs de Scottsdale e Waco, ambos nos Estados Unidos, com US$ 50 mil em prêmios, cada, e em 2017 venceu as chaves de simples e duplas em Clare, na Austrália, sagrou-se campeã de duplas do WTA de Bogotá, na Colômbia, além de atingir as quartas de final do WTA de Praga, na República Tcheca.
Leia mais:
Melo e Kubot vencem a final de duplas do Masters 1000 de Madri
Nadal vence Thiem e conquista quinto título do Masters 1000 de Madri
Amanda de Oliveira e Gustavo Tedesco jogam Sul-Americano Sub-12
Desta forma, a canhota, que encerrou 2016 como número 170 do mundo, já conseguiu superar 70 colocações na atual temporada. Se computados os pontos obtidos apenas este ano, ela é a 59ª melhor jogadora do circuito. O ingresso no chamado top 100 da WTA coloca Bia Haddad Maia ao lado de Maria Esther Bueno, Niege Dias, Teliana Pereira, Patrícia Medrado, Andrea Vieira, Cláudia Monteiro e Gisele Miró, as únicas brasileiras que conseguiram figurar entre as 100 melhores do ranking desde sua criação, em 1975.
O novo ranking irá garantir para Bia um lugar direto na chave principal no torneio de Wimbledon, cuja lista de inscrição será encerrada no dia 22 e tradicionalmente dá lugar às 108 primeiras colocadas. Antes, porém, ela segue para Paris a fim de se preparar para o qualificatório do Aberto da França, em Roland Garros.
Em vídeo publicado em sua página no Facebook, a tenista comentou a conquista do final de semana.
– Foi uma semana muito boa, pude evoluir em vários aspectos. Queria dedicar o título à minha mãe. Esse é só o começo e amanhã o trabalho já recomeça – disse.
*RÁDIO GAÚCHA