Thomaz Bellucci, número 1 do país e 67º do mundo, abriu 2 sets a 0, quebra no terceiro, mas precisou batalhar no quinto set, virando com quebra abaixo, para dar o primeiro ponto do país no duelo contra o Equador. O jogo foi realizado na altitude de 2,5 mil metros de Ambato, na casa adversária.
Em duelo valendo pela final do Zonal Americano da Copa Davis, Bellucci marcou 3 sets a 2 com parciais de 6/2, 6/4, 6/7 (7/1), 4/6 e 6/4 após mais de 3h30min de duração no piso de saibro.
Leia mais:
Nadal volta ao saibro e afirma: "Estou preparado para títulos"
Vítor Figueiró Alves: de novo, Roger Federer
Bellucci, Monteiro e Rogerinho sobem no ranking da ATP
O Brasil, que bateu o Equador ano passado em Belo Horizonte na mesma fase e caiu diante da Bélgica nos playoffs para o Grupo Mundial, busca fechar o dia com 2 a 0 com Thiago Monteiro, 82º, enfrentando o embalado Roberto Quiroz, 232º, que vem de vice-campeonato no challenger de Leon, no México. Monteiro fará sua segunda aparição em Davis na carreira.
Bellucci começou senhor da partida com duas quebras e um primeiro set bem rápido diante de um rival errático e aparentemente sentindo a velocidade que a altitude impõe ao jogo. Em uma hora e quatro minutos com uma quebra no segundo o brasileiro já fazia 6/4 e caminhava para fácil triunfo.
Gomez deu dupla-falta, permitiu que Thomaz abrisse o terceiro set com quebra, conseguiu a virada, mas Thomaz abriu 4/3 e saque. Jogo na mão ? Que nada. Gomez lutou, chamou a torcida, viu o brasileiro errar, virou para 5/4 e quando o jogo empatava em 5/5 a chuva apareceu e paralisou por 45 minutos.
No retorno, um rápido reaquecimento e no tie-break o local dominou com a direita para fechar por 7/6 (7/1). Emilio, focado, abriu uma quebra no começo do quarto e foi confirmando com um paulista inoperante nas devoluções, marcando 6/4.
Na quinta parcial Emilio abriu 3/2 com quebra, mas viu Thomaz virar rapidamente para 4/3. O jogo ficou dramático com games longos, Thomaz salvou um 15/30, confirmou no sufoco e fechou com erro de Gomez na segunda chance após boa cruzada de backhand. Ele vibrou muito, soltou palavrões. Alívio pela vitória e por evitar uma derrota em partida aparentemente fácil.
*LANCEPRESS