Estreante na classe 49er, Robert Scheidt conquistou sua primeira vitória na nova categoria. No terceiro dia de competições na Copa Brasil de Vela, o bicampeão olímpico na Laser e o proeiro Gabriel Borges chegaram na frente na primeira regata desta quarta-feira no Guaíba, em Porto Alegre, seguidos pelo espanhol Carlos Robles e o brasileiro Marco Grael.
Na segunda regata, as duplas inverteram as posições. Com os resultados, a liderança segue com Robles/Grael, que somam sete pontos perdidos, já com os descartes. Scheidt e Borges permanecem em segundo, com 12 pontos perdidos.
Leia mais:
Robles e Grael deixam estrelas olímpicas para trás no segundo dia de disputas
Robert Scheidt inicia sétimo ciclo olímpico na Capital: "Prazer de velejar"
– Vencer a primeiro prova na 49er, e ainda no Brasil, mostra que estamos no caminho certo e nos dá mais confiança para seguir nesta trajetória de aprendizado – disse o velejador de 43 anos, dono de cinco medalhas olímpicas.
Na estreia, na segunda-feira, Scheidt cruzou a linha de chegada em terceiro e quarto lugares, desempenho que valeu a quarta posição na classificação geral na 49er. No segundo dia, na terça-feira, obteve três segundos lugares e saltou para a vice-liderança.
As disputas da classe Finn começaram nesta quarta-feira, com vitória de Jorge Zarif, campeão mundial em 2013, nas três regatas.
A competição no Rio Grande do Sul é o primeiro grande evento da vela brasileira em 2017. As regatas seguem até dia 11, com sede dividida entre o Clube dos Jangadeiros e o Veleiros do Sul.
*ZHESPORTES