Sem nenhum jogador da dupla Gre-Nal, a seleção brasileira inicia nesta quarta-feira a sua trajetória no Campeonato Sul-Americano Sub-20 no Equador. Depois de ficar em penúltimo lugar em 2013 e na quarta posição em 2015, o Brasil tenta retomar a hegemonia no torneio – é o maior campeão, com 11 títulos, e venceu três edições seguidas entre 2007 e 2011. A estreia é contra os donos da casa.
O grupo ficou um período de 10 dias em Quito na preparação sob o comando do técnico campeão olímpico Rogério Micale. A delegação viajou nesta segunda-feira para Riobamba, cidade de 150 mil habitantes que receberá os quatro jogos brasileiros na fase de grupos.
Leia mais:
Inter abusa dos erros e é eliminado pelo Corinthians da Copa São Paulo
Após eliminação do Grêmio, técnico defende: "Os meninos têm qualidade"
Conmebol anuncia mudança em sede do Sul-Americano Sub-20
Como folga apenas na quinta rodada, o Brasil jogará a cada dois dias entre a estreia contra o Equador e o último jogo, na terça-feira da semana que vem, diante da Colômbia.
A seleção não tem uma grande estrela, mas alguns jogadores já estão consolidados em seus times. O zagueiro Lyanco (São Paulo), o lateral-esquerdo Guilherme Arana (Corinthians) e os atacantes David Neres (São Paulo), Felipe Vizeu (Flamengo) e Richarlison (Fluminense) têm aparições regulares por suas equipes. A base é formada por jogadores que atuam no Brasil. Os únicos que atuam fora do país são o lateral Rogério (Juventus), o zagueiro Lucas Cunha (Braga) e o meia Caio Henrique (Atlético de Madrid).
Grupo A: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Paraguai
Grupo B: Argentina, Bolívia, Peru, Uruguai e Venezuela
Tabela da seleção brasileira:
18/1, 22h15min Equador x Brasil
20/1, 20h Brasil x Chile
22/1, 16h45min Brasil x Paraguai
24/1, 22h15min Colômbia x Brasil
Grupo da seleção sub-20:
Goleiros: Caíque (Vitória), Cleiton (Atlético-MG) e Lucas Perri (São Paulo);
Laterais: Dodô (Coritiba), Gustavo Cascardo (Atlético-PR), Guilherme Arana (Corinthians) e Rogério (Juventus-ITA);
Zagueiros: Gabriel (Avaí), Léo Santos (Corinthians), Lucas Cunha (Braga-POR) e Lyanco (São Paulo);
Meias: Caio Henrique (Atlético de Madrid-ESP), Douglas Gomes (Fluminense) Douglas Luiz (Vasco), Maycon (Ponte Preta), Lucas Paquetá (Flamengo) e Everton Felipe (Sport);
Atacantes: Artur (Palmeiras), Caio Monteiro (Vasco), David Neres (São Paulo), Felipe Vizeu (Flamengo), Matheus Sávio (Flamengo) e Richarlison (Fluminense).
*ZHESPORTES