O 35º encontro entre duas lendas vivas do tênis já está marcado. No domingo, a partir das 6h30min (com transmissão da ESPN), Roger Federer e Rafael Nadal entram em quadra na Arena Rod Laver, em Melbourne, em busca do título do Aberto da Austrália.
Será a 12ª vez que o suíço e o espanhol decidirão um título de Grand Slam.
Leia mais:
Desacreditados, Nadal e Federer disputam inesperada "final dos sonhos"
Nadal afirma que "é empolgante" jogar a final contra Federer
Serena venceu seis das oito finais de Grand Slam contra a irmã Venus
Nas duas estatísticas, Nadal leva a melhor sobre o velho rival. O canhoto de Mallorca soma 23 vitórias contra 11 triunfos do tenista da Basileia. Nove dessas vitórias foram em Majors, seis delas em finais. Federer venceu só dois confrontos de Grand Slam, ambos finais de Wimbledon, o último deles em 2007.
Em três partidas contra Federer no Aberto da Austrália, o espanhol ainda está invicto. O primeiro jogo entre eles em Melbourne foi em 2009, justamente na decisão. Nadal venceu em cinco sets, parciais de 7/5, 3/6, 7/6(3), 3/6 e 6/2.
Em 2012, a vitória de virada de Nadal – 6/7(5), 6/2, 7/6(5) e 6/4 – valeu vaga na final (vencida por Novak Djokovic). Dois anos depois, novo encontro na semifinal, com outro triunfo espanhol, desta vez em sets diretos – 7/6(4), 6/3 e 6/3 (na decisão, o suíço Stan Wawrinka "vingou" o compatriota e conquistou o título).
Aos 35 anos, Federer tentará ampliar sua coleção de Grand Slams: tem 17 títulos, recorde entre os homens. Já Nadal, aos 30 anos, buscará o 15º troféu de torneios deste nível, para se isolar como segundo tenista com mais títulos (o americano Pete Sampras também foi campeão de 14 Grand Slams).
*ZHESPORTES