Dois atrativos duelos se desenham no Aberto da Austrália, com um possível confronto de quartas de final entre o número 1 do mundo, Andy Murray, e o suíço Roger Federer, e uma possível semifinal entre o sérvio Novak Djokovic (2º) e o espanhol Rafael Nadal, após o sorteio das chaves.
Murray terá primeiras rodadas aparentemente tranquilas, com uma estreia diante do ucraniano Ilya Marchenko, 93º tenista do ranking ATP.
Leia mais:
Brasileiros têm estreia difícil no Australian Open
Teliana, Paula e Clezar perdem no quali do Aberto da Austrália
Com Federer na 17ª posição, Australian Open confirma cabeças de chave
Mais para frente, o britânico poderia enfrentar já nas quartas de final a lenda viva do tênis Roger Federer, que volta de lesão e caiu para o 17º posto no ranking. O suíço foi o algoz de Murray no Aberto da Austrália em 2014 (quartas de final) e 2010 (final).
Federer, porém, terá que superar alguns obstáculos se quiser sonhar alto no Aberto da Austrália, já que, caso a lógica prevaleça, enfrentará o tcheco Tomas Berdych (10º) e o japonês Kei Nishikori (5º) na terceira e quarta rodadas, respectivamente.
No caminho rumo a seu primeiro título do Grand Slam australiano, Murray poderia enfrentar outro suíço em uma hipotética semifinal, Stan Wawrinka, número 4 do mundo e campeão em Melbourne em 2014.
Djokovic estreia contra Verdasco
Murray, que encerrou a temporada de 2016 com nove títulos, entre eles uma segunda medalha de ouro nos Jogos Olímpicos e um segundo troféu em Wimbledon, perdeu cinco finais em Melbourne, quatro delas para o atual campeão Djokovic.
O sérvio, agora número 2 do mundo, que busca um sétimo título do Aberto da Austrália, também terá rodadas mais tranquilas no início do torneio, com o espanhol Fernando Verdasco (40º) como adversário na estreia. Em seguida, poderá enfrentar nas quartas o búlgaro Grigor Dimitrov (15º) ou o francês Richard Gasquet (18º), antes de uma possível quartas de final contra o austríaco Dominic Thiem (8º).
Nas semifinais, o adversário poderá ser o espanhol Rafael Nadal, que caiu para o 9º lugar no ranking, após uma temporada de 2016 repleta de lesões. Nadal, porém, não terá vida fácil. Na quarta rodada, o adversário deverá ser o francês Gael Monfils (6º) e, nas quartas de final, o canadense Milos Raonic, número 3 do mundo.
*AFP