A corredora caxiense Rosana Almeida terá um longo desafio em abril de 2017. Ela fará parte do projeto Unogwaja, da África do Sul. A equipe é formada por 12 atletas do mundo inteiro, que vão pedalar 1,7 mil quilômetros entre Cidade do Cabo e Pietermaritzburg. E, na sequência, participará da ultramaratona Comrades, de 89 km. Tudo isso em 11 dias.
O projeto tem o objetivo de ajudar as crianças do continente africano. E, além do objetivo social, aos 49 anos Rosana quer dar o exemplo a todos de que não existe idade para começar a realizar grandes desafios esportivos.
– Existe um mundo muito legal. Basta sair do sofá. Eu tento mostrar que não tem idade para fazer. Basta disposição – afirma.
O Unogwaja é um projeto social da África do Sul. Não é apenas pedalar e correr. Há uma causa mais importante por trás. Eles ajudam crianças do continente que sofrem com a extrema pobreza. Por isso, cada corredor do time precisa arrecadar 75 mil randes (moeda local) – cerca de R$ 14 mil – que serão distribuídos à projetos que cuidam de crianças vítimas da AIDS.
As doações deste valores são feitas em três etapas. O primeiro depósito, de 25 mil randes, foi em outubro. Agora, ela tem até o dia 31 de janeiro para arrecadar outros 25 mil. E, o último, também de 25 mil, deverá ser feito até 31 de março de 2017.
Em meio a tudo isso, há também um processo de preparação física. Ainda mais para uma corredora que pouco conhece de bicicleta. Quanto mais o modelo speed, usado para longas distâncias.
Para realizar o projeto, a ajuda está chegando de todos os lados. Desde doações em dinheiro, como a bicicleta, roupas especiais, aulas para pedalar, pilates e inglês. Dinheiro que ela deixa de investir e usa para doar.
Serão oito meses de preparação, aliando os treinos com a rotina de trabalho. Por isso, vale improvisar, como pedalar dentro de casa e correr nas escadarias do prédio onde mora.
– Fico impressionada com a minha superação e o apoio das pessoas – conta ela.
Para doar, os interessados podem entrar diretamente no site da organização ou entrando em contato com a Rosana por telefone (54) 99109.4646 ou esteticafloralcx@gmail.com.
Determinação que serve como inspiração há 83 anos
O projeto surgiu em 2011, com base na história do ultramaratonista Phil Masterton-Smith. Ele era chamado de Unogwaja (lebre, na linguagem zulu).
O sul-africano era morador da Cidade do Cabo e corria a ultramaratona Comrades, que ocorre na cidade de Pietermaritzburg. Inclusive, ganhou a prova quando tinha 19 anos, sendo um dos mais jovens campeões da história da ultramaratona.
Phil se tornou um exemplo seguido até hoje, em 1933. Ele não possuía recursos financeiros para pagar o bilhete de trem e ir disputar a Comrades. Para chegar até Pietermaritzburg, que fica a 1670 km da Cidade do Cabo, fez o trajeto de bicicleta, em 10 dias. No 11º correu a Comrades, que possui 19 mil metros de elevação, e chegou na 10ª colocação. Phil morreu enquanto lutava na 2ª Guerra Mundial.
Inspirado na história de determinação, John McInroy fundou o projeto. O objetivo é arrecadar fundos para ajudar as crianças do continente africano. Até por isso, é considerado como uma missão. Maior que comente um time ou do que a façanha de fazer 1,8 mil quilômetros em 11 dias.