O Flamengo anunciou nesta segunda-feira que não vai participar da Flórida Cup em 2017. De acordo com o clube, o adiamento da última rodada do Brasileirão, tornou inviável a apresentação do grupo de jogadores antes das datas selecionadas para as partidas do torneio amistoso.
A nova data de apresentação do clube carioca é 11 de janeiro e o primeiro jogo nos EUA ocorreria no dia 8. A medida visa garantir os 30 dias de férias para o grupo de atletas. A nova direção do Inter estuda tomar a mesma medida. Ainda que o clube entre em campo apenas no dia 15, o prazo curto para apresentação, viagem e treinamentos seria o entrave para a participação colorada no torneio.
O vice de futebol do clube, Roberto Melo, falou sobre o assunto: "Há uma questão legal que envolve os 30 dias de férias para os atletas. Com a Florida Cup não há como cumprir os 30 dias (...) Precisamos analisar o contrato e ver qual a consequência para o clube. A partir daí anunciaremos a nossa posição."
Atlético-MG, Vasco, Corinthians e São Paulo, que também foram convidados para a Flórida Cup, não se pronunciaram sobre o assunto.
A nota do Flamengo:
O Clube de Regatas do Flamengo informa que não poderá participar da Flórida Cup 2017. Devido ao trágico acidente com a delegação da Associação Chapecoense de Futebol, que deixou o mundo consternado e abalado, o Flamengo se viu obrigado a refazer o planejamento da próxima temporada devido ao adiamento da 38ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Por esse motivo, os atletas retornarão das férias apenas no dia 11 de janeiro, inviabilizando a participação na fase Challenge da competição, que ocorrerá dos dias 8 a 15 de janeiro.
A pré-temporada será realizada no novo módulo profissional do CT George Helal. O Flamengo agradece a organização da Flórida Cup pelo convite e espera que no futuro possa participar da competição.