Mais do que nutrir a competitividade e promover a prática esportiva, um grupo de veteranos do basquete santa-mariense mantém vivo o passado vitorioso da cidade. Há 30 anos, ex-atletas do Corintians Basquetebol e outros tantos amantes da modalidade fundaram a Associação dos Velhos Amigos do Basquete de Santa Maria (Avabsm).
Em todas as terças e quintas-feiras, às 19h, o Ginásio Saul José Machline recebe uma turma para lá de disposta e que farda com orgulho e entusiasmo o calção largo e a camisa regata.
E para não perder o ritmo e provar que não é apenas o futebol de veteranos que mobiliza a população, entre hoje e o próximo dia 19, quatro desses atletas representarão o município e o Rio Grande do Sul no Campeonato Brasileiro Master, em João Pessoa (PB). O torneio, que já está em sua 32ª edição, reúne mais de mil pessoas em oito categorias, no masculino e no feminino, a partir dos 35 anos.
Um dos ícones do time que ajudou o Corintians a conquistar o hexacampeonato gaúcho entre 1947 e 1965 é Wilson Juchem, 76 anos, mais conhecido como Bibi. Médico pediatra, o doutor Bibi fez parte de quatro títulos estaduais. E ele estará no quarteto santa-mariense que viaja ao nordeste do país. Bibi irá para a sua 29ª participação no campeonato nacional. É o recordista da cidade.
– É uma forma de entretenimento e, como médico, avalio como uma ótima indicação para manter a saúde em dia – recomenda Bibi.
Quando não está no consultório ou dentro das quadras, Bibi vai para a arquibancada. Torcedor fervoroso das categorias de base e do time adulto do Corintians, ele tem um desejo:
– Acompanho com esperança de que possamos resgatar o basquete como o grande esporte de Santa Maria. Nas décadas de 50 e 60, o ginásio sempre lotava, e envolvíamos a população nas partidas – recorda.
A Avabsm conta com cerca de 30 integrantes, com idades a partir dos 40 anos. Para mais informações, a associação disponibiliza o número (55) 3226-1554.
O grupo daqui convocado para o Brasileiro:
Wilson Juchem, o Bibi, 76 anos – 28 participações no Campeonato Brasileiro
Gilberto Lenz, 72 anos – 7 participações
Norberto Velasquez, 64 anos – 2 participações
Rogerio Silveira, 64 anos – 3 participações