Novak Djokovic estreou com o pé direito no ATP Finals de Londres, vencendo em três sets contra o jovem austríaco Dominic Thiem, parciais de 6-7, 6-0, 6-2, se recuperando com autoridade de um início irregular de jogo.
Thiem venceu o primeiro set antes de sucumbir diante de Djokovic, deixando o caminho livre para o sérvio impor sua superioridade e ganhar o primeiro duelo do torneio. Atual número 2 do mundo, Djokovic cometeu muitos erros não forçados (15) e se mostrou incapaz de segurar o backhand do austríaco.
O austríaco de 23 anos, mesmo mais sólido em quadra do que Djokovic, teve enorme dificuldade para fechar o primeiro set e precisou de sete set-points para garantir a parcial.
– Dominic começou muito bem e jogamos em grande nível desde o primeiro ponto. Ele teve um aproveitamento alto no saque e foi muito difícil para mim nos pontos cruciais do tie-break – analisou Djoko.
Mas, no segundo set, o saque acabou se tornando o responsável pela derrota de Thiem (apenas 50% de aproveitamento no primeiro serviço), ajudando Djokovic a ganhar a parcial com extrema facilidade, com direito a 'pneu', 6-0.
O sérvio aproveitou o embalo e não diminuiu o ritmo, fechando o terceiro set em rápidos 6-2 e a partida em 2 sets a 1.