No seu primeiro jogo em casa na Superliga, o Canoas apresentou um grande volume de jogo contra o tricampeão paulista Taubaté, mas perdeu no tiebreak (parciais de 22/25, 25/23, 25/22, 17/25 e 10/15). Com o resultado a equipe conseguiu seu primeiro ponto na competição. Na próxima rodada o pentacampeão gaúcho vai a São Paulo enfrentar o Campinas, no dia 19 de novembro.
Enquanto Brasil e Argentina jogavam pelas Eliminatórias da Copa, Canoas e Taubeté faziam um jogo equilibrado. Se o campeão olímpico Wallace rodava todas na saída para os paulistas, o ponteiro Gabriel não deixava por menos e também pontuava para o Canoas.
Na metade do primeiro set, o técnico de Taubaté se obrigou a pedir tempo após o líbero Thales defender e o oposto Alison virar uma bola improvável para Canoas. Pouco adiantou. Os gaúchos continuaram bem no jogo e, no belo ataque da linha dos três do ponteiro Gabriel, abriram 22 a 19. No fim do set, a insistência do levantador Evandro deu certo e o oposto Alemão, na segunda tentativa seguida, fechou em 25x22 para os gaúchos.
Na segunda parcial, Taubaté voltou melhor. Errando menos saques e bloqueando – principalmente com o central campeão olímpico Éder – abriu 8 a 4. A diferença obrigou o auxiliar Chiquita, que substitui o suspenso Marcelo Fronckowiak, a parar o jogo. O tempo surtiu efeito. Tanto é que o ponteiro Japa teve de ser sacado da equipe após o Canoas virar para 11 a 10. Mas ainda restava Wallace. O maior pontuador da Olimpíada 2016 continuava rodando todas na saída de rede, calando, mesmo que momentaneamente, a barulhenta torcida do Canoas. O set continuou ponto a ponto. Até que o oposto Alison sacou para fora e Taubaté fechou em 25 a 23.
Gabriel e Wallace continuaram fazendo a diferença para suas equipes na terceira parcial. No saque do ponteiro Alisson melo, Canoas abriu 18 a 15. A inversão de rede da equipe de Taubaté surtiu efeito e os paulistas encostaram no placar. Mas no erro de saque do central Éder, os gaúchos fecharam o set em 25 a 22.
Se Éder errou o serviço que deu o terceiro set para o Canoas, acertou os dois primeiros na quarta parcial para abrir 2 a 0 para os paulistas. O Taubaté voltou mais concentrado e com um volume de jogo maior. Na metade do set, o ponteiro Gabriel passou pelo bloqueio de Wallace e comemorou encarando o oposto. O líbero do time paulista não gostou e, com o dedo em riste, foi tirar satisfação com o jogador do Canoas. Resultado: cartão vermelho para os dois (o que resulta em um ponto para cada equipe). Com os ânimos mais tranquilos, Taubaté fechou o set em 25 a 17.
O tiebreak começou já na madrugada de sexta-feira, quando já era consolidada a goleada do Brasil sobre a Argentina. E da mesma forma como os outros sets: com Gabriel pontuando para os gaúchos. Porém, faltou cessar os ataques de Wallace. No erro de saque do Canoas, os paulistas fecharam em 15 a 10.
No sábado, é a vez do outro gaúcho entrar em quadra pela terceira rodada da Superliga. Às 20h, em casa, o Bento enfrenta o Montes Claros.
*ZHESPORTES