As águas da barragem do DNOS, no bairro Campestre, receberão remadores de todo o Estado neste fim de semana. É quando ocorre o Campeonato Gaúcho de Canoagem Maratona, entre o sábado, com provas a partir das 15h, e o domingo, às 8h30min.
Leia mais:
Iniciativa estima arrecadar R$ 45 mil para projeto social
Gilvan Ribeiro conquista 10 medalhas no Brasileiro de Canoagem
Gilvan Ribeiro celebra primeiro patrocínio como atletas profissional
– O campeonato marca a retomada dos trabalhos da Federação Gaúcha de Canoagem (FGC) no Estado após 14 anos. Ele terá as distâncias adaptadas. Não serão as distâncias de campeonatos mundiais, que chegam a 33 quilômetros, porque teremos pouco tempo para as provas – comenta Givago Ribeiro, organizador do evento e vice-presidente da Associação Santa-Mariense de Esportes Náuticos (Asena).
As provas terão distâncias de 3km, 6km, 9km e 12km, divididas em 19 categorias. Estão confirmados 92 remadores de nove municípios gaúchos: São Leopoldo, Caxias do Sul, Pelotas, Cachoeira do Sul, Estrela, Guaíba, Porto Alegre e Eldorado do Sul, além de Santa Maria.
– A diferença principal é que na maratona é um circuito montado dentro da água. Já na canoagem velocidade, é um linha reta, e cada remador percorre o trajeto em uma raia definida – explica Givago.