Em seu primeiro ano de parceria, os tenistas Bruno Soares e Jamie Murray começaram 2016 de forma espetacular – com as conquistas do ATP 250 de Sydney logo na estreia e do Aberto da Austrália, na sequência – e vão fechar a temporada no topo.
Nesta sexta-feira, com a derrota da dupla número 1 do mundo, os franceses Nicolas Mahut e Pierre-Hugues Herbert, para Henri Kontinen (FIN) e John Peers (AUS) no ATP Finals, o torneio de encerramento do ano, o brasileiro e o britânico garantiram a liderança no ranking, que será atualizado na próxima segunda-feira.
Leia mais:
LeBron James aumenta número de minutos em quadra pelo Cavs
Derrotado por McGregor, Alvarez diz que irlandês deve tentar terceiro cinturão
Saiba como acompanhar o UFC São Paulo neste sábado
Mahut e Herbert perderam todas as partidas da etapa de grupos em Londres, o que abriu caminho para Bruno e Jamie, vencedores de todos os três confrontos até agora na competição, desbancá-los ainda na primeira fase da competição. Classificados para as semifinais, eles já têm pelo menos 25 pontos de vantagem sobre os franceses no ranking, mas podem ampliar a diferença em mais 900 pontos se conquistarem o título do torneio que reúne as oito melhores duplas da temporada.
Bruno Soares torna-se o primeiro brasileiro a integrar uma dupla número 1 do mundo. O mineiro de 34 anos ainda persegue a liderança do ranking individual de duplas, feito alcançado no ano passado pelo seu amigo Marcelo Melo – os dois são naturais de Belo Horizonte e já conquistaram quatro títulos juntos no circuito da ATP.
Com a eliminação sem um vitória sequer de Mahut, o atual líder da lista, Bruno precisará levantar a taça em Londres para repetir a façanha do conterrâneo. Em 2016, além da parceria com Murray, Soares somou pontos no ranking em participações de torneios ao lado do próprio Melo e do australiano John Peers. Até hoje, 49 tenistas já foram líderes do ranking individual de duplas.
– Meu telefone está tocando bastante agora. É um grande conquista e agora tenho de vencer o campeonato para me tornar o número 1 individual. Então, tenho chances – disse o duplista brasileiro para o site da ATP.
Bruno e Murray conquistaram três títulos na temporada – além de Sydney e do Grand Slam de Melbourne, também foram campeões do Aberto dos EUA, em Nova York. Jamie é o irmão mais velho de Andy, atual número 1 do mundo em simples e que também disputa a liderança do ranking no torneio londrino.
*ZHESPORTES