Na tarde de domingo, o núcleo catarinense da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) esteve em Santa Maria para a primeira etapa do recrutamento de novos atletas. O projeto, que visa captar jovens potenciais entre 15 e 17 anos, reuniu 45 candidatos de nove cidades gaúchas no Estádio dos Eucaliptos.
Leia mais:
De olho no futuro, Seleção de rúgbi recruta talentos em Santa Maria
Riograndense deve firmar parceria com o Universitário Rugby
Universitário perde a semifinal da Copa RS
Universitário Rugby vence o Caxias e é bicampeão gaúcho
Leia mais sobre rúgbi
Após bateria de testes físicos e corporais, os postulantes às vagas participaram de atividade no campo do estádio do Riograndense. Para Daniel Nativo, 34 anos, um dos líderes do projeto da CBRu com núcleo de alto rendimento em Santa Catarina, a iniciativa é reflexo do crescimento do esporte no Brasil.
– A CBRu está criando um caminho para que os atletas tirem o seu sustento do rúgbi. É um sonho estar vivendo do rúgbi – comenta Daniel Nativo, que também é jogador do Desterro, de Florianópolis, e da seleção brasileira da modalidade.
Os aprovados na seletiva santa-mariense começarão a treinar com as categorias de base da seleção brasileira de rúgbi no início de 2017, em núcleo de alto rendimento da CBRu em Florianópolis. Eles terão alguns benefícios como bolsa de estudos, hospedagem e alimentação, além de acompanhamento médico.
A segunda oportunidade de recrutamento da CBRu será em Lages, em Santa Catarina, no próximo domingo. A confederação irá proporcionar um total de seis seletivas pelo Brasil em 2016. Não há previsão de data de anúncio dos 45 aprovados no primeiro ano do recrutamento da CBRu.