As duas novas vagas do Brasileirão para a Libertadores do próximo ano aumentam a responsabilidade de o Grêmio conquistar vaga ao torneio ao fim desta temporada. De acordo com o técnico Renato Portaluppi, a competição continental de 2017 ganhou status de "obrigação" para a equipe, que está a dois do G-6.
— São duas chances que os clubes têm. É procurar aproveitar. Antes, tínhamos todo o interesse de entrar no G-4 e tentar a Copa do Brasil. Agora, mais do que nunca, temos de tentar o G-6. Se torna quase uma obrigação o Grêmio conseguir uma vaga na Libertadores, ou através do Brasileirão ou da Copa do Brasil — afirmou.
Com as suspensões de Marcelo Oliveira e Luan, Portaluppi promoveu as entradas de Iago e Henrique Almeida no time que enfrenta o Vitória, na quarta-feira (5), pelo Brasileirão. O treinador comentou as escolhas:
— O Iago, no momento em que cheguei, o discurso para o meu grupo foi de que se está no Grêmio é porque tem condições. Tem de mostrar porque está no clube. Ele treinou muito bem. Por isso que, no momento em que perdemos o Marcelo, não tive dúvidas em colocar o garoto. O Henrique, tenho conversado muito com ele. Não só ele, mas todos os atacantes. Eles não podem aceitar a marcação do adversário. Se ficar muito tempo parado, o zagueiro adversário leva a melhor.
Ouça na íntegra: