Até o mais fiel fã do espanhol Jorge Lorenzo sabe: se o piloto da Yamaha não promover uma reviravolta em Silverstone, 2016 certamente não será seu ano. O circuito onde ocorre a 12ª etapa do Mundial de Motovelocidade, neste domingo, na Inglaterra, é palco de três vitórias dele desde 2010. Atual terceiro colocado no Mundial, Espartano, como é chamado no mundo da velocidade, precisa muito do topo do pódio para ainda continuar sonhando com o título.
Outro que precisa desesperadamente da vitória (e tem bons motivos para acreditar nela) é o italiano Valentino Rossi, também da Yamaha. No ano passado, ele ficou na parte mais alta de um pódio formado só por italianos – Danilo Petrucci (Pramac) e Andrea Dovizioso (Ducati) completaram a lista dos três primeiros. Um novo trunfo coloca o multicampeão mais perto da briga pela temporada.
Leia mais
Hamilton responde e fecha a sexta-feira na frente de Rosberg
Rosberg começa bem e lidera primeiro treino em Monza
Leandro Becker: o tempo fará justiça a Felipe Massa, o campeão por 30 segundos
O problema para Lorenzo, Rossi e todos os outros é Marc Márquez. O espanhol da Honda lidera com boa margem a competição e, na atual temporada, tem se mostrado infalível. Ao contrário dos demais concorrentes, pontua em todas as provas e, quando exagera nas retomadas e tudo indica que vai cair, consegue acrobacias que beiram o sobrenatural para se equilibrar na moto. No último treino, na sexta-feira, ele acabou indo ao chão, mas saiu ileso. O destaque foi o italiano Andrea Iannone (Ducati), o mais rápido do dia, seguido do espanhol Maverick Viñales (Suzuki) e de Cal Crutchlow (LCR Honda), empolgado por correr em casa e pela vitória na República Checa, na etapa anterior, a primeira de um britânico após 35 anos. Lorenzo, Márquez e Rossi foram quarto, quinto e sexto.
– Trocamos o pneu dianteiro (de médio para duro) e sentimos que a moto melhorou. Temos de trabalhara para identificar qual o melhor para a traseira. O mais importante é que me sinto bem e consegui bom ritmo – avaliou Márquez, líder do Mundial com 197 pontos, contra 144 de Rossi e 138 de Lorenzo.
O circuito de Silverstone é a joia da coroa do automobilismo britânico. O traçado de 5,9 km é um dos mais rápidos do circuito, com 10 curvas para a direita e oito para a esquerda e uma reta de 770 metros.
Para os brasileiros aficionados pela velocidade em duas rodas, será a melhor oportunidade de não madrugar no domingo. As provas da Moto3 começam às 8h30min, com a Moto2 programada para as 10h. Somente às 11h30 os ases da categoria principal começam o duelo na pista. O SporTV anuncia transmissão ao vivo as corridas e os treinos classificatórios, que começam às 5h deste sábado.
MUNDIAL DE PILOTOS
1º) Marc Márquez (ESP/Honda) 197
2º) Valentino Rossi (ITA/Yamaha) 144
3º) Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha) 138
4º) Dani Pedrosa (ESP/Honda) 109
5º) Maverick Viñales (ESP/Suzuki) 100
6º) Andrea Iannone (ITA/Ducati) 96
7º) Pol Espargaro (ESP/Yamaha) 81
8º) Andrea Dovizioso (ITA/Ducati) 79
9º) Hector Barbera (ESP/Ducati) 76
10º) Cal Crutchlow (GBR/Honda) 66
*ZHESPORTES