O lutador americano Chael Sonnen conseguiu a liberação do UFC e assinou, nesta quinta-feira, um contrato com o Bellator MMA – a segunda maior organização do esporte de combate do mundo.
Sonnen ainda não tem um adversário ou data de estreia definidos, mas pediu um duelo de veteranos contra Tito Ortiz. A disputa pode ocorrer ainda neste ano – uma data estudada é 19 de novembro, no Bellator 164, que já tem a luta principal marcada com a disputa de cinturão dos leves entre Michael Chandler e o ex-campeão do UFC Benson Henderson.
Leia mais:
Lawler se lesiona, e Donald Cerrone enfrentará Kelvin Gastelum em NY
Caju Freitas: os salários milionários do UFC 203
Daniel Cormier pede para o UFC tirar cinturão interino de Jon Jones
Profissional desde 1997, Sonnen estava no UFC desde 2009 e ficou conhecido pelo estilo falastrão que o levou a três disputas de cinturão – foram duas derrotas para Anderson Silva e uma para Jon Jones.
Seu melhor momento na carreira foi entre 2009 e 2010, quando venceu Dan Miller, Yushin Okami e Nate Marquardt em sequência. No UFC 117, vencia Anderson Silva até o quinto round, quando levou um triângulo e foi finalizado.
A última luta de Sonnen foi no UFC 167, em novembro de 2013, quando foi nocauteado por Rashad Evans. Desde então, o americano chegou a participar como técnico do The Ultimate Fighter Brasil e faria uma luta com Wanderlei Silva, mas ambos foram suspensos por casos de doping.
Sonnen cumpriu dois anos de punição e já está liberado. Curiosamente, Wanderlei também assinou com o Bellator recentemente. No entanto, antes de lutar no novo evento, o brasileiro participará de um torneio de peso absoluto no Rizin FF.
Chael Sonnen, de 39 anos, tem 29 vitórias, 14 derrotas e um empate na carreira.