Um mês depois de ser campeão da Divisão de Acesso, o Caxias finalmente vai receber a taça da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), às 19h30min desta quinta-feira, no amistoso contra o Brasil-Pe, no Estádio Centenário. Além do troféu, o time grená ganhará as faixas da conquista estadual. O ingresso custa R$ 10.
A volta à elite do futebol gaúcho foi confirmada no dia 11 de julho, após o empate de 1 a 1 entre Brasil-Fa e Pelotas. Naquela ocasião, o Caxias jogava pela Série D diante do Maringá. Por estar envolvido na competição nacional, a festa com a taça e as faixas só foi possível agora.
E o adversário não poderia ser melhor. Único representante gaúcho na Série B do Brasileirão, o Brasil-Pe é o grande rival do Pelotas, que acabou derrotado pelo Caxias na Segundona. Como a Série B só volta após a Olimpíada do Rio, o Xavante deve vir com a equipe completa, embora o técnico Rogério Zimmermann tenha fechado o treino desta quarta-feira.
O Caxias não terá apenas três atletas que vinham jogando entre os titulares nas últimas partidas: o lateral-direito Gian e o atacante Nicolas, ambos lesionados, além do centroavante Jajá, emprestado para o catarinense Barra. Assim, o time desta noite vai ter Marcelo Pitol; Veloso, Geninho, Lacerda e Juliano Tatto; Ramon e Fidélis; Marlon, Cleiton e Anderson Feijão; Léo Mineiro.