Três empates na primeira fase, uma vitória na prorrogação nas oitavas e uma classificação à semifinal nos pênaltis. A única vitória de Portugal em tempo regulamentar na Eurocopa colocou o time na final. Nesta quarta feira, com gols de Cristiano Ronaldo e Nani, a seleção portuguesa venceu o estreante País de Gales por 2 a 0. Pela segunda vez na história, decidirá o título continental.
Sem criatividade no meio-campo, as duas equipes começaram o jogo fazendo lançamentos infrutíferos para área. A primeira chance real de gol surgiu apenas aos 15 minutos. João Mário tabelou com Cristiano Ronaldo e chutou cruzado, à direita do gol galês. Três minutos depois, Gales respondeu. Após jogada ensaiada em escanteio, Gareth Bale apareceu com liberdade e chutou por cima.
Com o meia Aaron Ramsey suspenso, Bale continuou sendo o principal responsável pelas jogadas mais perigosas de Gales. Aos 22, puxou rápido contra-ataque do campo de defesa e finalizou no meio do gol, para fácil intervenção de Rui Patrício. Portugal apostava em cruzamentos que eram interceptados pela defesa galesa. Até que, aos 43 minutos Adrien Silva cruzou pela direita para Cristiano Ronaldo, que cabeceou sobre o gol.
Leia mais:
Maradona critica organização da AFA: "Saio muito chateado"
Ariel treina entre os titulares em trabalho técnico-tático
Leonardo Oliveira: novato espanhol pode tirar zagueiro do Grêmio
No segundo tempo, puxado por Cristiano Ronaldo, Portugal voltou melhor para o jogo e, apesar de não ter surtido efeito na primeira etapa, os cruzamentos no segundo tempo foram responsáveis pelo primeiro gol do jogo. Aos quatro minutos, após cobrança curta de escanteio, Raphael Guerreiro alçou na área, Cristiano Ronaldo subiu mais que toda a zaga, cabeceou forte e abriu o placar.
Com nove gols em quatro edições, atacante se igualou aos francês Michel Platini na história da artilharia da Eurocopa. A diferença é que Platini fez todos os seus gols em uma edição só, em 1984.
A zaga do País de Gales, que até o gol conseguia ser eficiente, desmoronou por completo três minutos depois. Em chute cruzado de Cristiano Ronaldo, Nani desviou no meio da área e marcou o segundo. Mesmo em vantagem, Portugal continuou pressionando o País de Gales, que não encontrou forças para buscar o placar.
Apesar da derrota, os galeses encerraram orgulhosos a participação no torneio, já que o país não se classificava para uma grande competição desde a Copa do Mundo de 1958, quando nas quartas de final, com gol de Pelé, perdeu para o Brasil.
Agora, os lusos esperam o vencedor do confronto da outra semifinal entre Alemanha e França, que será realizada nesta quinta-feira, às 16h. A final está marcada para o domingo, às 16 horas. RBS TV, SporTV e Band anunciam transmissão.
* ZH ESPORTES