Uma carreira repleta de conquistas dentro das águas. Bronze no Pan-Americano de Guadalajara em 2011 ao lado do irmão, Gilvan, no K2 200 metros, 10 anos de seleção brasileira de canoagem entre 2005 e 2015 e 25 títulos nacionais. Assim se resume a trajetória de Givago Ribeiro, 28 anos, como atleta.
Leia mais:
Maria Portela é confirmada nos Jogos Olímpicos do Rio
Os convocados pela Confederação Brasileira de Judô
Gilvan Ribeiro vence e garante vaga no Rio 2016
"O garoto do bairro Campestre chegou à lua em seu caiaque"
"Representar minha cidade me motiva a lutar com raça"
Leia mais sobre o Rio 2016
Ele ainda não aposentou os remos. No entanto, na Olimpíada do Rio de Janeiro, daqui a um mês, ele terá um novo desafio pela frente: ser comentarista do canal ESPN nas provas de canoagem velocidade entre 15 e 20 de agosto. A negociação com a emissora começou em maio e foi concretizada há duas semanas com a assinatura do contrato. Em um primeiro momento, a ESPN fez o convite a Gilvan Ribeiro, mas, como ele conquistou a vaga olímpica no final de maio, Givago foi o escolhido para ocupar o cargo no lugar do irmão.
– Já estava com os ingressos comprados para as provas de canoagem no Rio de Janeiro. Mas mudei os planos. Percebi que estar na ESPN seria algo único e que, no futuro, pode abrir ainda mais portas – comentou Givago, que comentará as provas de um estúdio, em São Paulo.
Como o irmão Gilvan estará competindo na categoria K2 200 metros, ao lado do também gaúcho Edson Silva, Givago terá de segurar a emoção. Ou não, como ele próprio comenta:
– Se o Gilvan chegar à final, vai ser como uma medalha olímpica para mim – afirmou o atleta e um dos fundadores da Associação Santa-Mariense de Esportes Náuticos (Asena).
Givago é formado em Educação Física pela Faculdade Metodista de Santa Maria (Fames) e tem especialização em canoagem, categoria treinador nível 2, pela Federação Internacional de Canoagem.
As datas da canoagem
A prova classificatória de Gilvan Ribeiro e Edson Silva no K2 200 metros será em 17 de agosto, entre 9h e 11h05min. Já a final, caso a dupla brasileira avance à decisão, ocorre em 18 de agosto, entre 9h e 10h25min.