O Grêmio iniciou a 17ª rodada sabendo que poderia ser líder. Com a derrota do Palmeiras e a vitória do Corinthians, em caso de vitória, os gaúchos terminariam empatados em pontuação com o Timão, que venceu o Internacional. Entretanto, o Tricolor empatou em 0 a 0 com o América-MG. Após a partida, o técnico Roger Machado tratou de valorizar o resultado fora de seus domínios.
"O empate aqui para o campeonato não foi bom, mas um empate fora de casa é sempre bom, principalmente diante das circunstâncias do jogo. Independente se o adversário é o lanterna ou não, levamos um ponto para Porto Alegre. Nós ainda podemos ser líderes no meio de semana e este foi mais um jogo sem sofrer gols", destacou o treinador.
No segundo tempo, Edílson foi expulso após uma entrada forte com um cartão vermelho direto, sem receber o amarelo antes. Roger afirmou que concorda com a decisão do árbitro Raphael Claus, pois mesmo longe do lance, percebeu que o lateral gremista usou força excessiva.
O comandante também respondeu sobre a dificuldade do Grêmio em enfrentar equipes que estão na parte de baixo da tabela. Recentemente, o time se posta melhor dentro das quatro linhas contra os adversários diretos, da ponta de cima.
"Eu percebo que os adversários quando estão embaixo da tabela se mobilizam contra um adversário que está lá na frente. Em alguns momentos, dentro do jogo de hoje, a gente perdeu um pouco da concentração. Se o último colocado não pudesse tirar ponto dos primeiros, a tabela não iria se mexer, faz parte do futebol", concluiu Roger Machado.