A Colômbia está na semifinal da Copa América Centenário. A equipe eliminaram o Peru, algoz da Seleção Brasileira, nesta sexta-feira, no MetLife Stadium, em Nova Jersey. Após um 0 a 0 decepcionante no tempo regulamentar para um público de 79.194 presentes, a Colômbia se classificou ao superar Guerrero e companhia nos pênaltis, por 4 a 2. Trauco e Cueva, reforço do São Paulo, desperdiçaram as cobranças para o Peru. Já Ospina foi fundamental para a Colômbia: evitou gol de Ramos no fim do jogo e defendeu um pênalti.
De volta à uma semifinal de Copa América após um hiato de três edições, a Colômbia, agora, aguarda o vencedor do duelo entre México e o atual campeão Chile, que se enfrentarão neste sábado.
Leia mais:
Croácia cede empate para a República Tcheca em jogo marcado por rojão
Espanha goleia Turquia por 3 a 0 e se classifica às oitavas da Euro
Ex-Corinthians, Edu Gaspar é o novo coordenador de seleções da CBF
Com um time indiscutivelmente superior, a Colômbia tentou se impor logo nos primeiros minutos. James Rodríguez, chamando a responsabilidade para si, acertou a trave esquerda de Gallese, aos 22min, e Cuadrado, mesmo com o excesso de firulas, também se destacava. Mas apesar de ter mais posse de bola, os "cafeteros" encontraram um rival que não estava disposto apenas a buscar os contra-ataques. Cueva, distribuindo bem o jogo, e Guerrero, muito participativo, levavam perigo para o Peru.
A conclusão do camisa 10 do Real Madrid acabou sendo a única boa chance da equipe de José Perkerman. Faltou capricho para a Colômbia, que encontrou dificuldade para transpor a última linha defensiva do Peru de Ricardo Gareca. Já os algozes do Brasil deixaram a desejar na produção ofensiva: uma única conclusão – apesar de terem conseguido equilibrar o jogo na posse de bola, um mérito contra um rival superior.
A expectativa era de um jogo mais aberto no segundo tempo – frustrada logo nos primeiros minutos. Jogo amarrado, repleto de erros e tentativas de investidas que não se concretizaram. Resultado? Uma única conclusão a gol da Colômbia com 30 minutos da etapa final.
O favoritismo colombiano antes de o jogo começar não ia se confirmando em campo. Nem mesmo com as mudanças feitas por Pekerman. Faltava o "algo a mais" para a Colômbia diante de um eficiente rival. O Peru, eficaz ao controlar o ímpeto colombiano, passou a se arriscar nos minutos finais, quando finalmente conseguiu levar algum perigo ao gol de Ospina. Levou tanto perigo que o goleiro do Arsenal fez defesaça aos 46, após cabeceio de Ramos. Não teve outra alternativa: a decisão foi para a disputa de pênaltis.
Ruidíaz, Tapia, Rodríguez e Cuadrado foram perfeitos em suas respectivas cobranças. Marlos Moreno cobrou no meio do gol, mas converteu. Já a cobrança do peruano Trauco foi ruim, facilitando a defesa de Ospina. Sebastián Pérez converteu para os colombianos, e Cuevas, reforço do São Paulo, mandou a bola longe, garantindo a classificação da Colômbia à semifinal.
*LANCEPRESS