A Islândia tem muito a lamentar. A seleção nórdica não soube segurar sua primeira vitória na Eurocopa e acabou recebendo um castigo cruel no empate com a Hungria por 1 a 1, em Marselha. Um gol contra no fim do jogo tirou os Homens de Gelo da liderança do Grupo F e colocou o próprio adversário deste sábado na ponta da chave.
A Hungria está, provisoriamente, no topo, com quatro pontos e com a classificação para as oitavas de final muito bem encaminhada. A Islândia tem dois, uma posição abaixo, com o risco de perdê-la para Portugal ou Áustria. A situação, porém, não chega a ser incômoda.
Leia mais
Bélgica vence Irlanda e se recupera na Eurocopa
Croácia cede empate para a República Tcheca em jogo marcado por rojões
Espanha goleia Turquia por 3 a 0 e se classifica às oitavas da Euro
Se a Islândia não repetiu o mesmo espetáculo das tribunas em campo, a seleção teve o mérito de ser muito mais eficiente do que a Hungria durante o primeiro tempo. Enquanto o time do leste europeu chegou a ter o dobro de posse de bola, os Homens de Gelo construíram as duas melhores chances e um pênalti bem polêmico, protagonizado pelo meia Gunnarsson. Astro da equipe, Sigurdsson deslocou Király e abriu o placar pouco antes do intervalo.
No segundo tempo, a Hungria seguiu propondo o jogo, pressionou o adversário no campo de defesa e o impediu até de atravessar o meio de campo com frequência. A seleção até passou a arriscar mais chutes de fora. No entanto, a falta de pontaria acabou prejudicando a vice-campeã da Copa do Mundo de 1954, mesmo com as substituições de ataque promovidas pelo técnico Bernd Storck.
Embalada pelas coreografias viking do público, a Islândia se fechou atrás, na base do chutão para frente, da bola para o mato e das faltas para matar as jogadas rivais. De vez em quando, a equipe até se arriscava a trocar três ou quatro passes.
Como os húngaros falharam no arremate, o responsável pelo empate foi um jogador rival. No fim do jogo, Nikolics cruzou, e Saevarsson completou contra a própria meta.
* Lancepress