O brasileiro Gabriel Medina foi o grande campeão da quinta etapa do Circuito Mundial de Surfe, disputada em Fiji. Nesta quinta-feira, o surfista derrotou na final o australiano Matt Wilkinson, líder do ranking mundial, com 15,60 contra 6,34 do adversário. Esta foi a segunda vitória de Medina em Fiji. Em 2014, ele se tornou o primeiro surfista nascido no Brasil a conquistar a etapa.
A trajetória até o bicampeonato não foi fácil para o atleta de Maresias (SP). Durante a caminhada, o brasileiro venceu o atual campeão e compatriota, Adriano de Souza, o Mineirinho, e o americano Kelly Slater, 11 vezes campeão mundial.
– É sensacional vencer aqui mais uma vez. Foi uma semana maravilhosa, esperei muito tempo por essas ondas perfeitas. Wilko está surfando muito e vamos ter que parar esse cara nas próximas etapas. Estava guardando energia para a final, que eu sabia que seria muito difícil – disse o surfista
Com o título, o brasileiro pulou para a vice-liderança do ranking da WSL com 24.000 pontos. A liderança segue com Matt Wilkinson, agora com 32.500. São quatro surfistas brasileiros entre os oito primeiros no ranking. Ítalo Ferreira aparece em quarto lugar, com 20.500 pontos, com Mineirinho em seguida, na quinta posição, com 20.400.
Após a conquista, ainda na água, Medina fez questão de agradecer a sua família.
– Obrigada a todos, obrigado a minha mãe, minha namorada, e obrigado a toda galera de Maresias. Diretoria, 'Tamo junto' – comemorou.